UNIDADES DE SAÚDE DE COLATINA RECEBEM EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS

UNIDADES DE SAÚDE DE COLATINA RECEBEM EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS

A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), está entregando equipamentos e mobiliários para as unidades básicas de saúde do município.

A ação faz parte do Projeto “Ciclo Saúde”, cooperação técnica para o fortalecimento da atenção básica, visando contribuir para adoção de estratégias e metodologias em promoção da saúde e o aperfeiçoamento instrumental da prática clínica adotado por equipes da Atenção Básica com foco na Estratégia em Saúde da Família.

Na primeira etapa, foram contempladas 10 unidades de saúde, que juntas receberam 675 itens, como balanças adulto e infantil, sonar, otoscópios, oftmalmoscópios, oxímetros, caixas de vacina com termômetro e mesas para exame clínico, entre muitos outros itens, que apoiam a resolutividade clínica, reduzindo os encaminhamentos para atenção especializada e atenção hospitalar.

Em 2022, mais 12 unidades de saúde serão contempladas e, até o fim do próximo ano, todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município serão beneficiadas com o projeto.

Capacitações

Além da entrega de equipamentos e mobiliários, 179 profissionais das unidades de saúde estão sendo capacitados, 37 kits de materiais para educação em saúde foram entregues, sete oficinas básicas foram realizados e 10 planos de promoção e educação em saúde foram criados, sobre os temas saúde do idoso, tabagismo, alimentação saudável, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes.

UBS Colatina Velha

Na última terça-feira (21), aconteceu a entrega dos equipamentos e mobiliários na Unidade Básica de Saúde de Colatina Velha “Leonardo Santos Seu Lio”.

Participaram da entrega o prefeito de Colatina Guerino Balestrassi, o vice-prefeito Rogério Resende, o secretário de Saúde de Colatina Michel Bertolo e demais autoridades e profissionais da unidade de saúde.

Ciclo Saúde

O Projeto Ciclo Saúde chegou ao município de Colatina para atuação em todas as Unidades Básicas de Saúde, ou seja, 100% da Rede de Atenção Básica, com diferentes frentes, entre as quais a doação de equipamentos, que impacta diretamente na melhoria das condições de trabalho e atendimento à comunidade e a Promoção e Educação em Saúde, além de um ciclo de formações que contemplou os profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde e também a equipe da gestão municipal.

As capacitações buscam contribuir para o aperfeiçoamento técnico das equipes de saúde, além de serem uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações em parceria com a comunidade.

Outra frente é o Apoio à Gestão, que foi realizada em duas temáticas: Educação Permanente e Geoplanejamento em Saúde/SIG.

Em 2022, as atividades continuam com a realização das oficinas Linhas de Cuidado, que focam nas temáticas escolhidas pelas equipes para seus planos de educação e promoção da saúde, que foram criados durante as oficinas básicas. As equipes também participaram da oficina temática sobre Primeira Infância, ofertada a todos os profissionais da Atenção Básica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Foto: divulgação PMC
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde 

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content