100 ANOS: COLATINA VIRA CAPITAL DO ES POR UM DIA E LANÇA SELO COMEMORATIVO

100 ANOS: COLATINA VIRA CAPITAL DO ES POR UM DIA E LANÇA SELO COMEMORATIVO

No dia em que completa 100 anos, a “princesinha do norte”, famosa pelo seu pôr do sol, ganhou um presente especial: se tornou simbolicamente a Capital do Espírito Santo por um dia. A Solenidade de Transferência aconteceu às 10h, na área verde da avenida Beira-rio, durante a programação em comemoração ao Centenário de Colatina.

O prefeito de Colatina relembrou em seu discurso a história do município, de pessoas e as perspectivas para os próximos anos. “Com grande responsabilidade estamos novamente conduzindo os caminhos de Colatina, agora centenária. Foi em Colatina que nasci e cresci. Aqui estão minhas raízes, famílias, sonhos e desafios. Agora é hora de valorizar a história construída por tantas mãos e mentes, mas também de abraçar o futuro e planejar a cidade para novas gerações. Ter, ao mesmo tempo, a cidade carinhosa e bucólica e moderna, inovadora e conectada. Vamos trabalhar para os próximos cem anos. Parabéns Colatina da infância e do futuro”, disse o prefeito.

O governador Renato Casagrande destacou o orgulho de participar do centenário de Colatina e lembrou da força econômica e empreendedora da região. O governador ressaltou que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Colatina renderá grandes investimentos ao município.

Participaram da solenidade o governador Renato Casagrande e a vice-governadora Jacqueline Moraes; o prefeito de Colatina Guerino Balestrassi e a primeira-dama e secretária de Gabinete Mara Oliveira; o vice-prefeito Rogério Resende; presidente de Câmara de Vereadores, Jolimar Barbosa, senadora Rose de Freitas, deputados Estaduais Dary Pagung, Raquel Lessa e Renzo Vasconcelos, procuradora-geral do Ministério Público Luciana Andrade, diretor do Fórum de Colatina, André Guasti, presidente da Associação Empresarial de Colatina e Região (Assedic), Dionísio Boschetti, além de secretários municipais, prefeitos da região e demais autoridades.

Lei

A data que tornou simbolicamente Colatina capital do Estado entrou para o Calendário Oficial do Espírito Santo através do Projeto de Lei nº 319 de 2021, de autoria dos Deputados Estaduais Renzo Vasconcelos e Dary Pagung.

Investimentos

Durante a cerimônia, o governador Renato Casagrande e a senadora Rose de Freitas confirmaram investimentos importantes para o município, principalmente na questão da mobilidade urbana.

O projeto para a construção da Terceira Ponte ficará pronto este ano, de acordo com Casagrande, o que trará um enorme dinamismo no escoamento de toda a produção econômica do noroeste do Espírito Santo. E o enrocamento com pavimentação asfáltica no lado norte da cidade, com recurso já no Orçamento da União, foi comemorado pela senadora.

Além disso, uma reestruturação do aeroporto do município e a duplicação da Rodovia BR-259 também estão no planejamento. Rose de Freitas anunciou a visita do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nos próximos dias ao Espírito Santo.

Casagrande confirmou também que o Governo do Estado está planejando as obras do novo acesso a Colatina, ligando o bairro de Barbados ao Centro do município, e na melhoria da estrada que liga Santa Joana até Itapina. A recuperação e manutenção de 30 quilômetros de vias públicas e o acesso pavimentado ao Terminal de Cargas, em Baunilha, também estão dentro do pacote de ações.

Uma nova sede do Corpo de Bombeiros, na região da Beira-rio, também foi anunciada pelo governador durante a cerimônia. Já a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Colatina, com recursos da Fundação Renova, está em análise de área.

O Governo do Estado também estuda a relocalização do Hospital Sílvio Ávidos para uma área de melhor acesso e para desafogar o trânsito na região central. E investimentos em São Pedro Frio, tornando essa região uma nova rota de turismo no Estado, também estão em fase de planejamento.

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, agradeceu o apoio do governador Renato Casagrande e da senadora Rose de Freitas na busca pelo desenvolvimento de Colatina e afirmou que as obras anunciadas colocarão a Princesa do Norte como referência econômica no Espírito Santo.

Selo e carimbo comemorativos

A Prefeitura de Colatina, em parceria com os Correios, realizou o lançamento oficial do selo personalizado e carimbo comemorativo, alusivos ao centenário de Colatina.

Para a criação do selo, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social, foram utilizadas as técnicas de desenho e computação gráfica, destacando símbolos marcantes do município, como o Cristo Redentor e a ponte Florentino Ávidos. No conceito do design desenvolvido, história e futuro se integram formando o número 100.

O carimbo será aportado em todas as correspondências postadas na agência central de Colatina durante os próximos 30 dias. Levando assim o nome do município para todas as cidades do Brasil e do mundo. Depois, o selo e o carimbo passam a compor o acervo filatélico da instituição, em Brasília.

As obliterações dos selos foram realizadas pelo governador Casagrande, prefeito Guerino Balestrassi e vice-prefeito Rogério Resende, presidente da Câmara de Vereadores Jolimar Barbosa, senadora Rose de Freitas, deputado Estadual Renzo Vasconcelos e o juiz Diretor do Fórum de Colatina André Guasti.

Apresentações culturais

Durante a solenidade a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Octávio Manhães de Andrade, Luiza Malini Posse, fez uma apresentação emocionante da música Felicidade, acompanhada da professora Luzia Helena.

Homenagens

Durante a solenidade, o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, também prestou homenagem ao governador Casagrande e aos 12 municípios que se emanciparam de Colatina, através dos prefeitos presentes na cerimônia. Também foram homenageados lideranças políticas e familiares que contribuíram nesses cem anos de emancipação do município de Colatina.

Foram homenageados os prefeitos:

Águia Branca, Jailson José Quiuqui
Alto Rio Novo, Luiz Américo Borel
Baixo Guandu, Lastênio Cardoso
Governador Lindemberg, Leonardo Finco
Linhares, Guerino Luiz Zanon
Marilândia, Augusto Astori Ferreira
Pancas, Sidiclei Giles de Andrade
Rio Bananal, Edimilson Santo Eliziário
São Domingos do Norte, Ana Izabel Malacarne
São Gabriel, Tiago Canal Raocha
Sooretama, Alessandro Broedel Torezani
Vila Valério, David Mozdzen Pires Ramos

Ex-prefeitos e lideranças políticas homenageadas:

Alécio Sesana
Antônio Eugênio Rosa In Memoriam
Antônio Thadeu Tardin Giuberti
Argemiro Balarini
Belimiro Teixeira Pimenta In Memoriam
Camillo Araújo
Carlos Aurélio Linhalis – Cael
Cirilo De Tarso
Devacyr Mário Zaché
Dilo Binda In Memoriam
Eval Galazi
Edson Machado In Memoriam
Fernando Silva
Genivaldo Lievore
Geraldo Vargas Nogueira In Memoriam
Gerson Camata In Memoriam
Gether Lopes De Farias In Memoriam
Guilherme Ribeiro
Henrique Nunes Coutinho In Memoriam
Honório Fraga In Memoriam
João Da Padaria
João De Medeiros Calmon In Memoriam
João Manoel Meneghelli In Memoriam
Jório De Barros
José Zouain In Memoriam
Josias Da Vitória
Justiniano De Mello E Silva Neto In Memoriam
Leonardo Deptulski
Lézio Gomes Sathler
Luiz Antônio Polese
Marcos Guerra
Marcelino Fraga
Moacyr Dalla In Memoriam
Moacyr Martins Brotas In Memoriam
Moacyr Brotas Filho
Odilon Nicchio In Memoriam
Oswaldo Zanello In Memoriam
Ozéias Ximenes Monte
Paulo Foletto
Paulo Stefenoni
Pergentino De Vasconcellos
Ramon De Oliveira Neto In Memoriam
Raul Giuberti In Memoriam
Renzo Vasconcelos
Sérgio Meneguelli
Sérgio Ceotto In Memoriam
Sérgio Tedoldi
Syro Tedoldi Netto
Tadeu Marino
Vanildo Zanotelli
Wilson Haese

Carreata

Carros antigos e clássicos guiaram o cortejo em celebração ao centenário da Princesa do Norte. Motoclubes, jipeiros, ciclistas e o clube do fusca também acompanham o cortejo, que teve início na avenida Delta. A fanfarra cultural Rotary Club e os batedores da Polícia Militar também animaram a festividade durante o trajeto.

Clássicos como dois Belairs, sendo um de 1955 e outro de 1956; um L 312 Mercedes Benz, de 1957; e um Cadillac de 1959, além de ônibus mais antigos da viação Pretti e da Águia Branca e a nova frota de ônibus da Joana D’arc, encantaram a população.

A carreata também foi acompanhada por veículos das polícias civil, militar e ambiental, corpo de bombeiros, além de equipamentos como patrol e pá carregadeira.

O itinerário contemplou a avenida Delta, Getúlio Vargas, a Ponte Florentino Ávidos com destino a São Silvano, o Centro, passando pela praça Municipal, com dispersão na área verde da Beira-rio, onde houve a Solenidade de Transferência da Capital.

Corrida dos 100 km

Cerca de cem pessoas encararam o desafio da Corrida dos 100 km com revezamento em celebração ao centenário do município. O evento começou às 05 horas da manhã, abrindo a programação do dia do centenário de Colatina com largada na BR 259/posto 4. O trajeto contou com revezamento entre pelotões de 10 corredores a cada 10 quilômetros.

O percurso de 100 quilômetros incluiu trechos da ES-080, BR-259, do Distrito de Itapina, da ES-446, passando também pelas principais ruas e avenidas do município. Ao final, houve uma recepção especial para os corredores no Estádio Municipal para festejar o aniversário da cidade.

Culto e Missa

Um culto foi realizado na noite de sábado (21), na Primeira Igreja Batista de Colatina, e marcou o início da programação oficial em comemoração ao centenário do município. A celebração, organizada pela Associação de Pastores e Lideres Evangélicos (Aplic), contou com a presença do governador Renato Casagrande e do prefeito Guerino Balestrassi.

Com louvor e mensagens de fé, os pastores e líderes evangélicos de Colatina comemoram o aniversário da cidade e lembraram dos 91 anos que a Primeira Igreja Batista fará em breve.

Também marcaram presença na celebração as primeiras-damas Maria Virgínia e Mara Oliveira, a vice-governadora Jacqueline Moraes, a procuradora-geral de Justiça Luciana Andrade, entre outras autoridades.

Já na manhã de domingo (22), a emoção e a fé marcaram a missa realizada na Catedral de Colatina. O governador Renato Casagrande, o prefeito Guerino Balestrassi e demais autoridades acompanharam a celebração conduzida pelo padre Valdecy Romão.

As bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Colatina foram levadas até o altar pelas mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Jolimar Barbosa, pelo governador Casagrande e pelo prefeito de Colatina, respectivamente.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Guerino Balestrassi lembrou com carinho da importância que a Paróquia Sagrado Coração de Jesus teve na sua formação e reforçou o papel fundamental das Cáritas Diocesana na defesa dos mais necessitados.

Ao final da celebração, em um momento de muita emoção, o hino de Colatina foi cantado por todos os presentes.

Desfile Cívico Virtual

Cerca de 60 escolas da rede municipal, estadual e particular prepararam vídeos especiais para comemorar o Centenário de Colatina. O conteúdo on-line está disponível no canal do Youtube da Prefeitura. Muita cultura, turismo, música e criatividade ajudaram a contar a história dos 100 anos da Princesa do Norte.

Moradores curtem carreata e solenidade 

O estudante João Gabriel Ferreira Gonçalves, 12 anos, estava acompanhado pelo pai, Antônio, e o amigo e também estudante Thierry Rodrigues Nascimento, 14 anos, prestigiando a festa na Avenida Beira-rio. Eles vibraram com a chegada da passeata de carros antigos, motos, bicicletas e jipes. “Estamos adorando o desfile deste aniversário de Colatina. Muito legal o desfile com os carros, bem diferente. Tudo muito legal para curtir com a família. Parabéns para nossa cidade”.

Já Regiane Barbosa Vieira, 38 anos, proprietária de bar e restaurante, moradora de Maria das Graças, foi na Beira-rio ver a festa. “Estou gostando muito, o povo está respeitando a distância e todos estão de máscara. Está bem agradável ficar aqui. A gente sabe que Colatina merece uma grande festa no aniversário de 100 anos, que é uma data especial. Esperávamos uma festa maior, mas sabemos que com a pandemia tem que ser assim”.

O fotógrafo Afrânio Serapião, 85 anos, foi na Avenida prestigiar a festa. Ele disse que sabe que se não fosse a pandemia a festa seria linda, mas também sabe que o momento que o Brasil está passando não pode deixar de ter muito cuidado e evitar aglomerações. “Não pode abusar, pois a pandemia está aí e todo cuidado é pouco. Mesmo assim não podemos deixar de homenagear nossa cidade nestes 100 anos. É muito especial”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
Foto: Comunicação PMC

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content