MUTIRÃO DE TESTES DE HIV E SÍFILIS NA UNIDADE DE SAÚDE DO BELA VISTA

MUTIRÃO DE TESTES DE HIV E SÍFILIS NA UNIDADE DE SAÚDE DO BELA VISTA

A Unidade de Saúde do bairro Bela Vista realiza nesta sexta-feira (18), das 8h às 10 horas, mutirão de testagem rápida para diagnóstico de Sífilis e HIV. Serão disponibilizados 40 testes para as duas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para os moradores dos bairros Bela Vista e Pôr do Sol. Os documentos necessários são a carteira de identidade e os cartões do SUS e da família (amarelo).

Segundo uma das coordenadoras da Unidade, Amanda Storari Gusmão, a ação será realizada por uma equipe multiprofissional que atua na promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de agravos da Unidade, que não vai fazer apenas o teste, mas também todo o processo de atendimento com os encaminhamentos, as orientações e também as distribuições de preservativos e de material didático.

HIV e Sífilis

O HIV é o causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, ou quando não tomam as devidas medidas de prevenção em outras situações. Por isso, é importante fazer o teste em todas as situações.

A Sífilis nem sempre apresenta sinais e sintomas clínicos. Às vezes, a ferida desaparece sem nem mesmo ter sido percebida, mas a pessoa continua infectada. A melhor maneira de saber se uma pessoa tem a doença é realizando o exame. Também é recomendada a testagem das parcerias sexuais. O teste rápido pode ser utilizado como teste de triagem, com resultado em até 30 minutos no Serviço de Saúde. Quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, mais fácil será a cura.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
(27) 3711-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Maria Tereza Paulino
Foto: divulgação

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content