COLATINA RETOMA PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO NAS UNIDADES DE SAÚDE

COLATINA RETOMA PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO NAS UNIDADES DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Colatina está retomando o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Segundo a coordenadora Sâmela Binda, as equipes da Atenção Primária à Saúde que atuam nas 42 Unidades de Saúde de Colatina vão participar de um curso de capacitação que será realizado nos dias 9 e 10, no auditório da Apae.

O programa terá início nas Unidades de Saúde de São Silvano, Maria das Graças, Bela Vista, Honório Fraga, Colúmbia, Santo Antonio, Vila Lenira, Carlos Germano Naumann, Ayrton Senna e Colatina Velha.

“Vamos começar nas unidades que têm a farmácia básica, mas a intenção é estender para todas as regiões de Colatina”, explica Sâmela Binda.

A coordenadora orienta que as pessoas que queiram participar do programa intensivo ao fumante que procurem a unidade mais próxima de casa, para ser encaminhada para o tratamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao consumo do tabaco. Ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar.

Desde 2002, o tratamento é desenvolvido com base no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), do Ministério da Saúde (MS), que estabelece os critérios para o diagnóstico do tabagismo, o tratamento, o uso de medicamentos e outros insumos apropriados, o acompanhamento e também os resultados terapêuticos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
(27) 3711-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Maria Tereza Paulino
Foto: divulgação / Freepik

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content