SAÚDE PROMOVE SEMANA ESPECIAL DE ATENDIMENTO PARA DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE

SAÚDE PROMOVE SEMANA ESPECIAL DE ATENDIMENTO PARA DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE

A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a partir desta terça-feira (27), a semana especial de atendimento contra a Hanseníase, com atendimento e ações de sensibilização para diagnóstico precoce de doença.

As Unidades de Saúde de Vila Lenira, Maria das Graças e São Pedro estarão abertas com atendimento especial para a detecção e tratamento da Hanseníase, de terça (27) a quinta-feira (29), das 08h às 16 horas.

Não é preciso agendamento prévio.

Em Colatina, o Programa de Hanseníase funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 13 horas, na Policlínica de Colatina.

Cronograma:

Unidade de Saúde de Vila Lenira
Data: terça-feira (27)
Horário: 08h às 16 horas

Unidade de Saúde de Maria das Graças
Data: quarta-feira (28)
Horário: 08h às 16 horas

Unidade de Saúde São Pedro
Data: quinta-feira (29)
Horário: 08h às 16 horas

O que é a doença?

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas da hanseníase são parestesias (dormências), dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; presença de lesões de pele (caroços e placas pelo corpo) com alteração da sensibilidade e áreas da pele com alteração da sensibilidade mesmo sem lesão aparente; e diminuição da força muscular.

A hanseníase não pode ser totalmente prevenida. Para suas formas mais disseminadas, é aplicada a vacina BCG, que é dada aos contatos mais próximos do paciente de forma a evitar que se infectem. Na suspeita da doença, é preciso procurar atendimento em uma unidade de saúde o mais rápido possível. O diagnóstico precoce é fundamental, pois evita a evolução da enfermidade para as incapacidades e deformidades físicas que dela podem surgir.

Diagnóstico e tratamento

As lesões de pele provocadas pela hanseníase são bem características. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e epidemiológicos. Para confirmação da doença, é feita uma baciloscopia (exame que identifica os bacilos presentes na região) do raspado dérmico, além de um exame histopatológico (estudo dos tecidos do organismo ao microscópio) do material retirado da lesão.

Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. Existem dois tipos de tratamento: um com duração de seis meses, direcionado a pacientes paucibacilares (que estão infectados, mas não contaminam outras pessoas), e outro com duração de 12 meses, voltado a pacientes multibacilares, os quais, sem tratamento, eliminam os bacilos e podem infectar outros indivíduos. O paciente precisa ir ao centro de saúde mensalmente. Lá ele recebe uma dose da medicação, chamada dose supervisionada, e leva a cartela com as medicações padronizadas para fazer o tratamento em casa. As lesões de pele podem desaparecer logo no início, mas isso não quer dizer que o paciente esteja curado, daí a importância de se respeitar o tempo de tratamento e tomar a medicação corretamente. O paciente pode ser tratado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço em Colatina:
Programa de Hanseníase
Policlínica de Colatina
Data: segunda-feira a sexta-feira
Horário de atendimento: das 07h às 13 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias
Arte: Camila Storino

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content