A cerimônia de entrega da premiação dos três primeiros lugares da 3ª edição do Concurso Primeira Infância com Arte “Brincar em Família no Território” (Piarte), aconteceu hoje (22), às 9h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina.
Foram premiados, Anthony Miguel Monteiro Bulhões (2 anos), que venceu em primeiro lugar; Maytê Hellena da Silva Barbosa (2 anos), em segundo; e Helloá Victoria de Almeida Guidoni (5 anos), em terceiro. Cada um receberá troféu e uma bicicleta, e o vencedor ainda terá o seu desenho pintado em mural do Cras (Centros de Referência de Assistência Social) do bairro Ayrton Senna, onde ele reside.
Em Colatina, o projeto aconteceu em agosto com oficinas realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e visitas domiciliares, beneficiando 107 crianças inscritas no Cadastro Único. Após a finalização dos desenhos das crianças, foi formado um comitê para avaliar e selecionar os três melhores trabalhos, que contou com as participações de representantes das Semas e também das Secretarias de Cultura, Educação e Comunicação.
Piarte
O Piarte é realizado em parceria do Governo do Estado e as Prefeituras, com a participação de crianças de 0 a 6 anos e suas famílias atendidas ou acompanhadas nos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Busca fortalecer os significados da vivência da primeira infância nos territórios, bem como o desenvolvimento, por meio da linguagem de expressão infantil, com atividades lúdicas de pintura e desenho, incentivando as crianças a expressarem o que pensam e sentem sobre o território em que vivem e das dinâmicas de brincadeiras com suas famílias.
Os desenhos selecionados são transformados em murais nos locais dos próprios territórios das crianças, destacando as suas perspectivas e dando às cidades a cara da primeira infância. Para a premiação são avaliados os critérios de imaginação, criatividade, originalidade, nível de detalhes e uso das cores.
O Piarte faz parte do Programa Criança Feliz, que atende a população de vulnerabilidade social como gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família (BPF) e crianças de até três (03) anos de idade, cujas famílias são inscritas no Cadastro Único e crianças de até seis (06) anos de idade, cujas famílias são beneficiárias do BPC (Benefício de Proteção Continuada).
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional capacitada nas áreas saúde, educação, serviço social, cultura e direitos humanos. Neste ano, mais de 180 pessoas foram atendidas e 162 famílias em 27 bairros. No ano passado, foram atendidas 192 pessoas, 159 famílias em 19 bairros. E em 2022, foram atendidas 69 pessoas, 63 famílias em 11 bairros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Giovana Lanna / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Redação PMC