PREFEITO GUERINO BALESTRASSI SANCIONA REFORMA ADMINISTRATIVA E PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

PREFEITO GUERINO BALESTRASSI SANCIONA REFORMA ADMINISTRATIVA E PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Na semana do trabalhador, um dia histórico para os servidores efetivos da Prefeitura de Colatina. Nesta segunda-feira (02), o prefeito Guerino Balestrassi sancionou, em solenidade na Estação Central, o projeto de Reforma Administrativa e o Plano de Cargos, Salários e Carreira dos servidores municipais.

Guerino agradeceu o empenho e o carinho da equipe da Prefeitura pela elaboração do projeto e à Câmara de Vereadores pela análise e aprovação da lei. “Um sonho antigo da categoria e que agora, na nossa gestão, se torna realidade”, disse o prefeito.

Durante a cerimônia, um momento descontraído também marcou a homenagem prestada pelos servidores ao prefeito, com ele vestindo a camisa de uniforme da Prefeitura em simbologia ao momento. “Literalmente vesti a camisa e reforcei o meu compromisso de ser sempre um prefeito amigo dos servidores e batalhar por melhores condições de trabalho. Valorizar e capacitar os nossos funcionários é fundamental para que a população colatinense possa ser melhor atendida. Não mediremos esforços para buscar essa excelência e ter uma cidade mais humana e eficiente”, destacou.

Plano de Cargos, Salários e Carreira 

Os servidores públicos estatutários no município nunca possuíram um Plano de Carreira. Já os servidores celetistas possuem um plano de carreira defasado. Por isso, o novo plano trata-se de um marco no serviço público municipal de Colatina.

Os projetos apresentam um modelo de modernização para a organização do quadro de pessoal em virtude do bom desempenho nas contas públicas e em consonância com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).

A lei que “Dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos, Carreira e Sistema de Remuneração e Valorização dos Servidores Públicos da Prefeitura de Colatina”, garante ao servidor público municipal:

I – Garantia de carreiras iniciais com vencimentos acima do Salário Mínimo Nacional;
II – Criação de Plano de Carreira que propicia o crescimento em carreira do servidor mediante avaliação e avanço de escolaridade;
III – Progressão na carreira com base no efetivo tempo de serviço, realizada por merecimento, mediante avaliação periódica do desempenho;
IV – Promoção funcional com base na formação acadêmica (graduação, especialização, mestrado e doutorado);
V – Criação das Funções Gratificadas aos servidores públicos efetivos;
VI – Possibilidade de extensão e redução de carga horária quando houver interesse da Administração e do servidor;
VII – Enquadramento automático no Plano de Carreira computando o tempo no cargo conforme carreira, grau e nível;
VIII – Possibilidade de migração do Regime Celetista para o Estatutário sem perda financeira;
IX – Saque do FGTS aos servidores celetistas que migrarem para o estatutário;
X – Atividade Permanente de Treinamento e Capacitação, entre outros;
XI – Sistema de Avaliação moderno.

Reforma Administrativa

A segunda lei “Dispõe sobre a Reforma da Estrutura Administrativa da Administração Pública Municipal”, e busca assegurar, de forma programática, a modernização da máquina pública através de pilares como o Planejamento, Coordenação, Delegação de Competência e Controle.

Com a Reforma Administrativa, os servidores municipais podem contar com um maior reconhecimento profissional em forma de uma estrutura de cargos e carreiras que garantam valorização do servidor e melhoria na eficiência da gestão municipal.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Guerino Balestrassi, o vice-prefeito Rogério Resende, secretários municipais, vereadores e servidores municipais de Colatina.

Adesão 

A adesão dos servidores estatutários será automática e a dos servidores celetistas será opcional, com prazo de 180 dias a partir da publicação do Termo de Adesão para migração de regime.

Os servidores do magistério também irão contar com novo plano de carreira, que será implantado a partir das demandas específicas da categoria.

A lei pode ser acessada na íntegra na edição desta segunda-feira do Diário Oficial dos Municípios. Clique aqui. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Renato Costa Neto
Foto: Renato Costa Neto

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content