MULHERES DA TERRA: CONHEÇA FABIANI REINHOLZ

MULHERES DA TERRA: CONHEÇA FABIANI REINHOLZ

Chocolates Reinholz

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, lançamos a série Mulheres da Terra, com a história de grande sucesso da empreendedora Fabiani Reinholz.

À frente da marca Reinholz de chocolates artesanais, que hoje possui uma cartela com 14 rótulos de produtos, a colatinense Fabiani deu o primeiro passo a partir do olhar diferenciado para o cacau, que se tornou essencial para a fabricação dos chocolates especiais chamados “bean to bar”, que significa “da amêndoa à barra”. Nesse tipo de produção, todo o processo produtivo do chocolate é acompanhado de perto, desde a produção do cacau, seleção da matéria-prima até todo o beneficiamento e produção do chocolate.

E foi através de um curso oferecido pela Prefeitura de Colatina sobre os derivados do cacau, na Semana de Agricultura Familiar, que tudo começou. Após se formar no curso de Engenharia Civil e ter saído do município para estudar, Fabiani conta que decidiu voltar para a comunidade de São João Pequeno para ajudar os pais a administrar o sítio, pois o pai passava por problemas de saúde.

A atenção aos detalhes e a vontade de empreender, junto a uma série de capacitações, despertou seu interesse para as diversas possibilidades de se trabalhar com a matéria-prima do cacau. “Eu tinha conhecimento nenhum do cacau, mas tinha interesse sobre a produção da amêndoa de cacau. Na época ainda não tinha nenhuma pretensão de fazer chocolate, mas  entrando nesse universo do cacau eu me apaixonei pelo chocolate e acabei largando a profissão de engenheira para abrir a fábrica de chocolate em São João Pequeno”, conta. O primeiro curso realizado, com apoio da Prefeitura, já permitiu iniciar a produção da geleia, que hoje é usada no recheio dos chocolates.

 

Agricultura familiar

O desafio, segundo a empreendedora, foi agregar valor em um espaço pequeno, típico da agricultura familiar. Mas foi junto à família que a produção encontrou na forma artesanal o seu diferencial. Hoje, a marca Reinholz trabalha com uma grande diversidade de produtos, com distribuição para todo o estado e também irá abrir sua primeira cafeteria. São quatro funcionários na linha de produção, além dos que trabalham na loja. “Também devemos abrir novas vagas de emprego em breve”.

Entre os diferenciais dentro do nicho de produção Bean to bar está também o uso de frutas típicas brasileiras junto ao chocolate. A mescla do cupuaçu, uva, figo, além, é claro, das castanhas, junto ao cacau garantem uma singularidade para os produtos. “É de Colatina, tudo feito em São João Pequeno”, diz orgulhosa.

Desde 2019 quando surgiu a marca, a produção já cresceu tanto, que Fabiani conta que eles também compram cacau especial de outras propriedades capixabas para dar conta da produção de chocolates. Tudo feito de forma a garantir uma produção sustentável e artesanal, com respeito à mão de obra, aos produtores e à terra.  Com o projeto “Mulheres do Cacau”, ela conta que também está capacitando mulheres de Colatina para produzir cada vez mais cacau especial na região. Toda a dedicação rendeu à Fabiani o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios da região Sudeste em 2022.

Agroturismo de experiência

Com a pandemia, Fabiani conta que tiveram a ideia de ampliar o negócio para uma nova vertente. Agora, ela e a família oferecem na propriedade de São João Pequeno o agroturismo de experiência, onde a população pode conhecer toda a linha de beneficiamento do cacau até a produção de chocolate e ainda fazer uma degustação guiada na propriedade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Katler Dettmann
Foto: Arquivo PMC

Compartilhe esta notícia

Categorias

Twitter

Invalid or expired token.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.