O município de Colatina fechou o ano de 2021 com saldo positivo na geração de empregos. Mais de 1,5 mil novas vagas foram criadas.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), 12.493 pessoas perderam o emprego formal em 2021. Por outro lado, 14.021 foram contratadas, ou seja, saldo positivo com 1.528 novos postos de trabalhos criados em Colatina.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Colatina, Liemar Pretti, o segundo semestre do ano impulsionou o mercado e novas contratações. “Agora, o desafio é manter o crescimento em 2022, buscando parceria com setores que enfrentam dificuldade para encontrar mão de obra qualificada”, destaca.
De acordo com o Caged, os setores que mais contrataram foram os de Serviços (622), seguido por Comércio (471) e Indústria com 365 novos postos de trabalho. Construção gerou 77 novas vagas. O único setor com saldo negativo foi o da Agropecuária (- 7).
Programa de Capacitação Regional
Nesta semana, foi dado o pontapé inicial para a formatação do Programa de Capacitação Regional voltado para o setor têxtil dos municípios de Colatina, Linhares e São Gabriel da Palha.
Na primeira etapa, a formação deve atender 600 profissionais com cursos gratuitos voltados para demandas específicas do setor têxtil.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ecômico de Colatina, Liemar Pretti, o Programa prevê contemplar também, em parceria com entidades públicas e privadas, a construção de uma escola de formação e capacitação da mão de obra em nosso município, um espaço que possa no futuro ser utilizada como incubadora de serviço para o mercado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3711-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias
Arte: Alex De Bortolo