COLATINA FICARÁ AINDA MAIS ILUMINADA

AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E GESTÃO DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Colatina (ES) ficará ainda mais iluminada com a ampliação, modernização, manutenção e gestão do parque de iluminação pública. Uma das principais cidades do interior capixaba, a centenária Princesa do Norte, como também é chamado o município, tem aproximadamente 120 mil habitantes e se destaca pelas atividades de indústria e comércio.


Beneficiada pelo Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), do Governo Federal e gerido pela Caixa, Colatina vai modernizar todo o parque de iluminação pública através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Este modelo de contrato garante qualidade e agilidade nos serviços prestados a população, além de transparência e economia para os cofres públicos.


A PPP de iluminação pública vai possibilitar uma gestão energética eficiente, moderna e sustentável, por meio da utilização de lâmpadas de LED, telegestão, iluminação de destaque e celeridade no atendimento das demandas.


Colatina, cidade que nunca parou no tempo, vai dar mais um passo para continuar conectada com os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para a população. Segurança, qualidade de vida e estímulo ao comércio serão fortalecidos por uma iluminação de qualidade em todos os bairros e distritos.
A Parceria Público-Privada (PPP) tem como objetivo modernizar todo o parque de iluminação pública do município, que ficará mais bonito ao anoitecer, com uma iluminação modelada para valorizar ainda mais os monumentos.

Destaques do projeto

Os investimentos somarão mais de R$ 24 milhões no período de 13 anos. Serão modernizados mais de 16 mil pontos de luz com tecnologia LED, promovendo a melhoria do parque de iluminação pública e trazendo benefícios para o dia a dia da população.

O projeto contempla iluminação de destaque em pontos turísticos e históricos, como a Estátua do Cristo, a ponte Florentino Avidos, a Câmara Municipal e demais prédios históricos do município. A revitalização de áreas de lazer como praças e parques será mais um estímulo à prática de esportes e atividades recreativas.

Todas as lâmpadas com tecnologia antiga ou inadequada serão substituídas por luminárias de LED, que apresentam menor impacto no meio ambiente, são mais econômicas e mais eficientes energeticamente. O resultado será a qualidade da iluminação e a redução do consumo de energia, proporcionando mais segurança no trânsito para motoristas e pedestres nas vias.

O projeto permitirá maior eficiência operacional por meio da implantação de sistemas de telegestão, que garantem o monitoramento remoto do parque de iluminação pública. Este é o primeiro passo para que, no futuro, Colatina possa se tornar uma cidade inteligente.

Fases da PPPs

Nesta etapa inicial, é realizado um diagnóstico completo da situação de infraestrutura de iluminação. A partir desse “raio x”, são traçados os planos de iluminação, levando em conta a legislação que vai embasar o projeto e os benefícios que serão proporcionados à população.

 
 
Status: Concluído

A participação da sociedade é essencial nessa etapa do projeto. Os documentos ficam à disposição para análise e, em caso de dúvidas, são disponibilizados canais para que todos possam mandar seus questionamentos. A PPP de Iluminação Pública é um benefício para a população, logo, é fundamental que haja esse engajamento. Data: 26/12/2022 a 26/01/2023

A audiência pública foi um momento para apresentação do projeto que contou com espaço para esclarecimento de dúvidas. Foi realizada de forma presencial com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Aconteceu na Data: 12/01/2023 às 14h.
Link da transmissão ao vivo.

Para atrair os melhores parceiros para o projeto, são apresentados os estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômica para as empresas locais e nacionais que são referência em todo o país no seguimento de iluminação pública. Também são esclarecidas as dúvidas dos potenciais interessados, para executar as melhorias no parque de iluminação pública.


Status: Em data a ser definida.

O leilão será a finalização do nosso projeto, lá abre-se a disputa aos investidores/operadores. A concessionária vencedora é a que ofertar o menor valor de contraprestação (valor que a Prefeitura paga ao concessionário mensalmente).

A PPP de iluminação pública vai possibilitar uma gestão energética eficiente, moderna e sustentável, por meio da utilização de lâmpadas de LED. 

PERGUNTAS FREQUENTES

É a parceria estabelecida entre uma empresa privada e um ente governamental para a realização de determinado serviço ou obra de interesse público em contratos de médio e longo prazo. A lei nº 11.079, que regulamenta a PPP no Brasil, foi criada há quase duas décadas e foi inspirada por modelo similar surgido na Inglaterra. Os contratos devem ter duração mínima de 5 e máxima de 35 anos.
O modelo de PPP garante a prestação de um serviço de qualidade, tendo em vista que o ente privado é responsável por executar o serviço e só é remunerado ao comprovar a prestação dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos. Além de possibilitar uma iluminação econômica, inteligente e sustentável, o modelo de PPP é uma garantia para os cofres públicos.
Não. A PPP foi estruturada considerando os valores atuais de contribuição da COSIP (Custeio do Serviço de Iluminação Pública).
Iluminação de qualidade faz parte do projeto urbanístico dos municípios, garantindo a segurança da população e valorizando as áreas públicas. O Projeto de Modernização aumenta a eficiência energética, evitando o desperdício de energia. As lâmpadas de LED também são de menor impacto para o meio ambiente.

Elaboração dos estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos
Consulta Pública
Audiência Pública
Roadshow
Leilão

A empresa vencedora do processo de licitação na B³ (Bolsa de Valores) precisa seguir as determinações do edital de licitação. Esse edital foi preparado por uma equipe técnica e aponta o que o município precisa para ter uma iluminação inteligente, sustentável, eficiente e de menor custo. O ente público terá parâmetros técnicos para avaliar se o serviço está sendo executado corretamente antes de efetuar o pagamento.
Pode contribuir com a sua manifestação por meio deste link.

DEIXE AQUI SUA CONTRIBUIÇÃO

Todos os questionamentos serão respondidos e publicados no próprio site da consulta pública após sua finalização .

PPP - Prefeitura Municipal de Colatina-ES.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content