O carro fumacê continua trabalhando para combater o mosquito aedes aegypti em Colatina. Mais bairros vão receber esse reforço no combate ao mosquito da dengye.
O serviço já passou por por 12 bairros, sendo eles, Centro, Moacy Brotas, Carlos Germano Naumann, Olívio Zanotelli, Vila Lenira, Maria das Graças, Santa Helena, Colatina Velha, IBC, Santa Margarida, João M. Meneguelli e Vicente Soella. Ainda neste mês, mais quatro bairros serão atendidos.
Os moradores desses bairros podem deixar as janelas, portas e entradas de circulação de ar abertas para ter a ação do inseticida também dentro de casa, mantendo cuidado para não se expor diretamente à substância.
Ações conjuntas
Em janeiro foram 93 casos confirmados em Colatina, um aumento em relação ao mês de dezembro do ano passado.
A chuva acima da média nos últimos meses é um dos fatores que aumentam a incidência do mosquito. Por isso, a Prefeitura tem atuado com ações conjuntas entre as Secretarias e o Sanear para prevenção da dengue.
Desde o início do ano, foram intensificadas as visitas dos agentes de endemias às residências e realizado mutirão de cata-treco nos bairros. Por dia, são coletados em média quatro caminhões de entulho e móveis descartados pela população. O descarte correto do lixo e do entulho evita o foco do mosquito.
Em caso de suspeita de dengue, o morador deve ir a um postinho de saúde. Se der positivo, o postinho notifica o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que tem até sete dias para utilizar a bomba costal no local em que a pessoa se infectou, caso não seja possível realizar o serviço com o carro fumacê em lugares de difícil acesso.
Cronograma do carro fumacê
08/02 (quarta-feira) Operário e Perpétuo Socorro
10/02 (sexta-feira) Novo Horizonte e São Miguel
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Alessandro Bacheti
Foto: Arquivo PMC