ESCOLA PROMOVE PALESTRA SOBRE ROBÓTICA PARA ALUNOS AUTISTAS

ESCOLA PROMOVE PALESTRA SOBRE ROBÓTICA PARA ALUNOS AUTISTAS

“Brincando de Robótica” foi a palestra realizada nesta segunda-feira (20), pela manhã, dentro do projeto “O Atendimento Educacional Especializado fora dos muros da escola”, pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubaldo Ramalhete, em parceria com o Centro de Educação Multiprofissional (Cemp), da Secretaria Municipal de Educação, voltada para os alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista, alunos e professores do 6º ao 9º ano e também pais. O evento contou com as presenças do secretário Municipal de Educação Cidimar Andreatta e da coordenadora do Cemp, Renata Luchi Pires, e de outros técnicos da área educacional.

O professor de robótica da Escola Honório Fraga, especialista em Novas Tecnologias da Educação e mestrando em Computação Aplicada do Ifes, Fábio Luiz Bigati, foi o palestrante e falou da importância da robótica, a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs, e que na área educacional e tecnológica tem despertado o interesse de alunos e facilitado a aprendizagem nas escolas.

Bigati falou de jogos muito utilizados por crianças e adolescentes como o Roblox, que conta hoje com 170 milhões de contas, com mais de 30 milhões de usuários ativos mensais, e também do MeepCity (jogo mais popular do Roblox), que tem mais de 4 bilhões de acessos. Alguns alunos autistas presentes mostraram interesse, principalmente sobre o jogo que já conhecem e utilizam. O professor não deixou de chamar a atenção para o uso do computador com limites.

“Jogar, brincar é a atualidade, a geração de hoje é tecnológica e não se pode evitar isso, mas é preciso ter os cuidados necessários, principalmente para a mente não ficar cansada. Deve jogar menos e ter muito cuidado com a mente cansada, pois a gente acaba não tendo os resultados esperados”, destaca Bigati.

Foram feitas demonstrações com peças como um drone, um carrinho que não bate, uma de como funciona um semáforo, e também a criação de um dispensador de álcool em gel com sensor. Para Bigati, são grandes os benefícios da robótica para os autistas.

“Eles são mais focados e sempre querem aprender mais. A robótica não exige muitos investimentos para ser implantada nas escolas e os benefícios são inúmeros para todos os alunos, professores e escola. Ela é importante em todas as disciplinas e uma coisa vai puxando a outra, melhorando a aprendizagem”.

O secretário de Educação Cidimar Andreatta, disse que a pasta está se esforçando para a implantação da inovação tecnológica nas escolas da rede municipal, em parceria com o Ifes.

“A Prefeitura começou a equipar todas as escolas com novos computadores, e no ano que vem a intenção é criar oficinas de robótica para alunos, capacitar professores, além de mais novidades que vêm por aí”, destaca Cidimar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino / Renato Costa Neto
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Maria Tereza Paulino
Foto: Maria Tereza Paulino

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content