EDUCAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA MAGNA DA UNIVERSIDADES E AUTORIZAÇÃO DE REPASSES DO FUNDO CIDADES AOS POLOS UAB

EDUCAÇÃO PARTICIPA DE PALESTRA MAGNA DA UNIVERSIDADES E AUTORIZAÇÃO DE REPASSES DO FUNDO CIDADES AOS POLOS UAB

Uma palestra magna realizada no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, marcou o início das atividades do Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES). O evento ocorrido na tarde desta segunda-feira (21) teve ainda a autorização do repasse de recursos, por meio do Fundo Cidades, para a estruturação de polos presenciais da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

Estiverem presentes no evento o Secretário de Educação de Colatina Cidimar Andreatta, o Coordenador do Polo UAB Colatina Ivan Prates, além de equipe de apoio técnico da Secretaria Municipal de Educação de Colatina.

O tema da palestra magna foi “Educação Híbrida e MOOCs: Democratização da Educação”, conduzida pela professora doutora Vanessa Battestin, titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A professora compartilhou seu conhecimento em inovação nas novas formas de aprendizagem e em educação a distância, destacando como este formato de ensino é um caminho viável e inexorável para criar condições de acesso ao ensino, seja na formação inicial seja na formação ao longo da vida, inclusive no que diz respeito a requalificação.

Battestin destacou ainda os cursos online, abertos e massivos, os MOOCs (do inglês Massive Open Online Course), neste contexto, que são cursos considerados como de “autoestudo”, ou seja, cursos com acesso livre a qualquer pessoa, sem exigência prévia de escolaridade ou processo seletivo.

Mais investimentos

Durante o evento, o governador Renato Casagrande autorizou a transferência de recursos provenientes do Fundo Cidades para serem aplicados na aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários destinados aos polos da Universidade Aberta do Brasil que recebem cursos no âmbito da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), do Sistema UniversidadES. Ao todo, serão destinados R$ 3,75 milhões para 25 municípios capixabas que pleitearam os recursos.

Cada um dos municípios contemplados receberá R$ 150 mil, a serem destinados de forma direta para os respectivos fundos municipais de investimentos capixabas.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

Vagas abertas

Estão abertas as inscrições para 600 vagas em cursos de pós-graduação do Sistema Universidade do Espírito Santo, a UniversidadES. As oportunidades estão divididas em dois editais, lançados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), integrando as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

Os cursos ofertados são de pós-graduação Lato Sensu em “Gestão Pública”; “Educação: Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental” e “Educação em Direitos Humanos”.

Os editais e informações para inscrições estão disponíveis no site www.universidades.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3711-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias
Foto: PMC
Com informações do Governo do ES

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content