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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é o órgão da Prefeitura que tem por competência:
Formado em Administração de empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Foi presidente do Transcares e atualmente exercer o cargo de diretor do sindicato. Coordenou Conselhos temáticos do movimento empresarial Espírito Santo em Ação. Ocupa atualmente os cargos de diretor da Findes e da Fetransportes, e de vice-presidente de Associações de Cargas e Logística, ligadas à Confederação Nacional de Transportes.
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Com o objetivo de proporcionar maior desenvolvimento econômico e social, e consolidar uma nova fronteira logística no Espírito Santo, foi inaugurado no dia 20 de junho de 2006, na comunidade de Maria Ortiz (acesso pela BR 259), o Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina. O investimento é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Colatina, a VALE / VLI e a Centronorte Logística Integrada Ltda.
O Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina possui conceito de multimodalidade transporte, permitindo a ligação entre as rodovias BR-259 e ES-080 (Rodovia do Café) com a malha ferroviária, possibilitando a circulação de cargas entre os portos de Praia Mole - Serra, Vitória e Vila Velha, e cidades abrangidas pela malha ferroviária.
Com área operacional de 220 mil metros quadrados e área de armazenagem de 45 mil metros quadrados, o Terminal de Colatina surgiu como uma alternativa atraente para escoar os granitos, madeira e cargas diversas que estão concentradas no norte capixaba, cujos destinos incluem inclusive outros estados.
Seus pátios de armazenagem possuem capacidade estática de 350 mil toneladas e giro de estoque de 800.000 toneladas de cargas/ano.
Colatina é uma das maiores cidades da região Norte do Estado, situada às margens do Rio Doce e a 131 quilômetros de Vitória. Encontra-se a 50 quilômetros da BR-101, rodovia que corta o Brasil de norte a sul e a 130 quilômetros da BR-262, que atravessa a região central do país.
A prefeitura levou até o local o fornecimento de água além do apoio logístico e estrutural, já o Governo do Estado é responsável pela construção de uma ponte sobre o Rio Baunilha e pelo asfaltamento do trecho de 2,8 quilômetros que liga a BR 259 ao terminal, com um investimento total de R$ 2,8 milhões.
Com a Medida Provisória nº 612, de 04/04/2013 – “MP dos Portos”, foi concedido à CENTRONORTE a autorização para instalação de um CLIA (Centro Logístico Industrial Aduaneiro) na área do terminal, que possibilitará ao município a exportação de produtos produzidos na região, o que virá a fomentar a expansão de nosso polo industrial, gerando novos empregos e aumentando a arrecadação municipal, através de ISS e ICMS, e da elevação da parcela correspondente ao fundo de participação dos municípios. O CLIA também possui o atrativo de trazer para o município cargas originadas do exterior.
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