CONTROLADORIA LANÇA NOVO PORTAL NO I ENCONTRO DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

CONTROLADORIA LANÇA NOVO PORTAL NO I ENCONTRO DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

A Controladoria-Geral do Município realizou na manhã desta quarta-feira (15), o 1º Encontro de Transparência, Integridade e Participação Social de Colatina. O evento aconteceu no auditório do Sesc – Centro de Atividades de Colatina, no Centro da cidade. Durante o evento, também foi lançado o novo portal do órgão: https://cgm.colatina.es.gov.br/

O prefeito de Colatina Guerino Balestrassi abriu a solenidade comentando sobre o fortalecimento das instituições sociais como prioridade na gestão e o controle social das ações dos governantes para assegurar o desenvolvimento da cidade. O prefeito também destacou o papel da Controladoria para o bom gasto dos recursos públicos. “O cidadão tem que ser bem informado de todas as ações que acontecem na prefeitura. As pessoas têm o direito de saber tudo o que acontece na gestão”, frisou Guerino.

O controlador-geral de Colatina Jonathan Gervasio apresentou os avanços na auditoria e transparência pública e apresentou o novo o portal da Controladoria-Geral do Município.

“A transparência e o controle social das ações dos governantes e funcionários públicos são importantes ferramentas para assegurar que os recursos públicos sejam bem empregados em benefício da coletividade. A participação da sociedade também é importante no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados”, destacou Jonathan.

Em sua fala, o diretor do Fórum de Colatina André Guasti falou do papel da justiça na transparência e justiça social e sobre a Lei de Acesso à Informação. Já o promotor do Ministério Público do ES Sérgio Geraldo Dalla Bernardina Seidel reforçou o fomento à cultura da transparência para melhorar a relação com o cidadão e a sociedade.

Representando a Controladoria-Geral da União (CGU), o coordenador do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção João Tadeu de Castro comentou sobre o Programa Time Brasil, do Governo Federal. Colatina foi o 1º município no ES a aderir ao programa.

“A iniciativa tem como objetivo ampliar a transparência e combater a corrupção. O Programa abrange três núcleos, a transparência, integridade e participação social. E também está alinhado com a agenda 2030 que tem como objetivo o Desenvolvimento Sustentável”, explicou João Tadeu.

Estiveram presentes no evento o prefeito Guerino Balestrassi; o controlador-geral do Município Jonathan Gervasio; representando a Câmara de Vereadores de Colatina Felippe Tedinha; o diretor do Fórum de Colatina André Guasti Motta; representando o Ministério Público do ES Sérgio Geraldo Dalla Bernardina Seidel; o coordenador do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Controladoria-Geral da União João Tadeu de Castro; além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

Novo portal

A Controladoria-Geral do Município lançou um novo portal. A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de divulgação de informações de interesse público, com eficiência e transparência nos processos que envolvem os trabalhos da Administração Municipal.

O portal, que pode ser acessado pelo link: https://cgm.colatina.es.gov.br/ foi apresentando pelo controlador-geral Jonanthan Gervasio.

Antes o lançamento da nova ferramenta, o auditor Interno de Colatina Nildemar Botti apresentou a estrutura e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Controladoria de Colatina

Conselhos

Representando a Casa dos Conselhos, Maria de Fátima Bozzi comentou sobre o papel dos conselhos municipais em Colatina. “A efetivação de um conselho é um grande passo e mostra a democracia e transparência e participação da sociedade. Ao todo, são 11 conselhos ativos no município”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias
Foto: Juliana Fiorot

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content