COLATINA ESTÁ ACIMA DA MÉDIA NACIONAL EM ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE

COLATINA ESTÁ ACIMA DA MÉDIA NACIONAL EM ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE

Colatina está acima da média nacional no índice que avalia o ambiente de negócios nos municípios brasileiros. A informação consta no Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), que permite ao poder público avaliar de forma sistemática o ambiente de negócios no país.

O município de Colatina teve um índice de 468,9, acima da média nacional (466,8). No total, foram avaliados 61 municípios, entre capitais, cidades com mais de 500 mil habitantes e municípios que integraram a fase piloto da análise.

Colatina foi o único município do Brasil com menos de 200 mil habitantes selecionado para participar do projeto Piloto da 1ª Edição do ICM, realizado em 2021.

“Os números reforçam a percepção de que Colatina é uma cidade de oportunidades, devido a seu histórico econômico e reforço na logística, tendo papel estratégico no norte e noroeste do estado, que comprova a capacidade de atração de negócios”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Colatina, Liemar Pretti.

Brasília

Nesta semana, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Colatina, Liemar Pretti, também esteve em Brasília em agenda com o Assessor-chefe de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia, Willian Perim Marchesi.

Na pauta da agenda, celebraram a inserção do município no Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) e a participação no ranking dos municípios que mais dispensam atividades econômicas.

Edição 2022 do ICM

O Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) constitui-se em um estudo anual que acompanhará a qualidade regulatória e concorrencial dos municípios brasileiros, configurando-se, ainda, em um instrumento para atração de investimentos externos e promoção de políticas públicas do Ministério da Economia.

O Índice será implementado ao longo dos próximos seis anos. Em cada uma das fases serão englobados novos municípios de acordo com as regras apresentadas pelo ME, bem como informações divulgadas pelo IBGE.

Ranking dispensa de alvarás e licenças

Colatina está entre os municípios que mais dispensam atividades econômicas na classificação nacional de atividades baixo risco, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas para os empreendedores locais. São 533 atividades em Colatina que podem ser iniciadas sem a necessidade de alvarás e licenças para o funcionamento.

Os dados estão no relatório do 1º trimestre de 2022 do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, divulgado este mês pelo Ministério da Economia.

O ranking fornece indicadores relativos ao quantitativo de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças nas unidades da federação, nos termos da Lei da Liberdade Econômica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Eduardo Candeias
Foto: divulgação PMC

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content