CARRETA DO EMUSEU DO ESPORTE CHEGA A COLATINA NESTA QUINTA-FEIRA (20)

CARRETA DO EMUSEU DO ESPORTE CHEGA A COLATINA NESTA QUINTA-FEIRA (20)

A partir do dia 20 de outubro, a população de Colatina recebe a visita da carreta do eMuseu do Esporte. A proposta da atração é mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e incentivar a prática desportiva para todas as idades, em especial, pessoas com deficiência. Em Colatina, ela fica estacionada na Av. Beira Rio, até 23 de outubro, com visitação gratuita, das 10h às 17h.

A carreta itinerante é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A carreta faz parte do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), plataforma digital para a preservação da história do esporte brasileiro, de forma interativa e dinâmica.

“A carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento. O esporte deve ser promovido de forma inclusiva e um projeto como esse não podia ser diferente. Na nova sociedade, em rede e tecnologia, integrar o virtual e a realidade é desafiador para profissionais de diversas áreas de atuação. Incorporando experiências virtuais às práticas reais se chega a melhores resultados na difusão e recepção de informação, gestão e, principalmente, como plataforma pedagógica, entre outras áreas. Além disso, todas as pessoas podem criar suas próprias coleções gratuitas no portal do eMuseu do Esporte”, explica Bianca Pena idealizadora do eMuseu.

Além dos simuladores de canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha, badminton entre outros esportes, a carreta do eMuseu do Esporte transporta o Rei Pelé em holografia 3D, assim como uma camisa autografada por ele. Já no seu entorno, durante todos os dias de visita, oferece atividades esportivas amadoras; clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades com lançamento inédito das versões do tênis de mesa e do tênis; e criação de material esportivo com reciclagem, enfatizando a sustentabilidade.

Como legado, em cada município visitado, a equipe do eMuseu do Esporte capacita professores, forma monitores para atendimento em eventos, gerando novas oportunidades profissionais para moradores locais. Entre os parceiros dessa iniciativa esta a Prefeitura de Colatina que a recebe, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Coritiba, Grêmio, Fortaleza, Juventude, dentre outros.

eMuseu do Esporte

O eMuseu do Esporte é um projeto inédito no mundo e seu conteúdo pode ser conhecido, de forma itinerante, na carreta totalmente adaptada. No seu interior estão disponíveis simuladores e vídeos, na união do esporte e tecnologia, permitindo ao público de todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, se aventurar na prática virtual de esportes ou, se preferir, simplesmente aprender por meio do acervo histórico sobre as maiores conquistas do esporte nacional. O eMuseu virtual já registra mais de 1 milhão em alcance de pessoas, sendo referência até mesmo na Grécia, berço dos jogos olímpicos.

O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte brasileiro e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão. A ideia de sua criação nasceu após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, com o objetivo de se tornar um hub virtual para engajar atletas, entidades esportivas, museus e torcedores em torno da preservação da memória esportiva, combinando tecnologias digitais.

A partir daí, em 2018, foi dado início às exposições virtuais e, atualmente, são 21 ambientes virtuais disponíveis no portal do www.emuseu.com.br nas versões português e inglês, divididos entre exposições e galerias 3D.

Confira o calendário:
Colatina: 20/10 a 23/10 – das 10h às 17 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Eduardo Candeias / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Edição de texto: Eduardo Candeias
Foto: eMuseu do Esporte
Com informações da Assessoria do eMuseu do Esporte

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias

Twitter

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA – Av. Ângelo Giuberti, nº 343 – Bairro Esplanada – Colatina / ES. CEP: 29.702-712. Telefone: (27) 3177-7000.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h.

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content