ALERTA PARA QUEIMADAS EM COLATINA

ALERTA PARA QUEIMADAS EM COLATINA

Já entramos no período de estiagem e isso liga o alerta na população com relação as queimadas em vegetações. Por isso, foi montada uma Força Tarefa para combater essa prática. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) e o Sanear, que estão na linha de frente das ações desenvolvidas no combate a incêndios em vegetação. Tudo é feito em parceria com outros órgãos como Polícia Ambiental (PA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Corpo de Bombeiros (CB) e Ministério Público (MP).

Nesta época, a mobilização é para reforçar a campanha junto às comunidades dos bairros e de outros locais mais atingidos. No cronograma de atividades que já estão sendo preparadas pelos órgãos envolvidos, será feito um trabalho educativo com palestras em algumas escolas cujos bairros têm os maiores registros de queimadas, distribuição de informativos, atuação junto aos feirantes nos sábados, e contato direto com os moradores.

Importante lembrar que na tentativa de minimizar os estragos no combate aos incêndios, são priorizados os incêndios em que há maiores chances de perda de vida humana, seguidos por aqueles com mais riscos a bens materiais. Já se sabe que 90% dos incêndios em vegetação são decorrentes de ação humana, tenha ela intenção ou não, principalmente quando há vários focos espalhados.

Por isso, após o combate às chamas, um boletim é feito e enviado às autoridades competentes. Após a identificação do autor de qualquer incêndio ilegal, a multa que é aplicada ao responsável, não possui valor fixo, pois vários fatores são levados em conta, principalmente a perda ambiental, o dano causado à natureza. A quantia pode variar dependendo também de outros agravantes ou atenuante que são considerados no cálculo.

Quem souber de qualquer incêndio em vegetação deve registrar o caso junto às autoridades. Entre as medidas preventivas, os moradores evitar acender fogueiras, não soltar balões ou fogos de artifício, não queimar lixo ou resíduos em seu quintal e nunca atirar pontas de cigarros ou fósforos acesos na vegetação.

E mantenha seu quintal livre de material combustível e acompanhe os alertas, previsões meteorológicas e os informes difundidos por órgãos oficiais. Durante o desastre nunca tente combater um incêndio sozinho, aumente a ingestão de água e líquidos e analise a possibilidade de deixar a área impactada pela fumaça.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
@prefeituracolatina
Texto: Maria Tereza Paulino
Imagem: Arquivo PMC

Compartilhe esta notícia

Categorias

Twitter

🎶São 20 músicos semifinalistas que concorrem às premiações da edição de 15 anos do FenaViola. O festival acontece… https://t.co/cu8N8vn2iv

Atenção, galera inovadora, Projeto Gênesis em Colatina está com inscrições abertas! 💻 São R$ 600 mil em recursos di… https://t.co/OvWApjrwbZ

Bora fazer a nossa parte! 🌏💚 Começando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Sanear e a Prefeitura de Cola… https://t.co/p02S83v4Ce

❓ Qual o nome do pão alemão, que é recheado de banana e amendoim, tem um toque de cachaça, e que não pode fazer rim… https://t.co/s2cKXwWk45

Conselhos Municipais
Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselho Municipal do Plano Diretor
Atas
Calendário
Conselheiros
Aprovações e Deliberações

COVID-19

Acompanhe aqui todas as informações.

Skip to content