No combate ao Aedes Aegypti, ninguém pode ficar parado; muito menos a água! Com o avanço de notificações de dengue no município, é importante manter hábitos de prevenção e ter disciplina dentro de casa para juntos combatermos o mosquito.
Nesta temporada de feriado de Carnaval, para quem vai viajar, a dica é fazer uma vistoria na residência antes de pegar a estrada, principalmente em áreas abertas como quintais. Afinal, bastam poucos dias para formar o ciclo completo de larvas do mosquito. Não deixe que sua casa seja uma ameaça de criadouro do mosquito!
Com a possibilidade de chuvas no período, também aumentam ainda mais os riscos pelo acúmulo de água parada, uma condição bastante favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.
Confira as dicas para um check-list em casa:
- Mantenha as lixeiras bem tampadas;
- Se houver garrafas abertas, deixe-as com a boca virada para baixo para evitar acúmulo de água;
- Não descarte lixo em vias públicas ou terrenos baldios; a coleta de lixo fica mantida no feriadão em Colatina;
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Limpe regularmente os pratos dos vasos das plantas ou preencha-os com areia;
- Retire sempre a água que se acumula na área de serviço ou atrás da máquina de lavar roupa;
- Use água sanitária para combater as larvas em vasos sanitários que não são de uso diário, ralos de áreas externas, etc;
- O serviço municipal de Cata-treco está disponível a todos para descarte de móveis e eletrodomésticos;
- Use repelente.
Se você tem dúvidas se aquelas recomendações caseiras, como uso de vela de citronela, realmente funcionam e se o mosquito da dengue é fácil de ser diferenciado, então clique aqui e confira alguns mitos e verdades sobre o mosquito da Dengue.
Tenho sintomas, e agora?
Em caso de suspeita de dengue, o morador deve ir a um postinho de saúde e manter cuidados com a hidratação. Se der positivo, o postinho notifica o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Colatina, que tem até sete dias para acionar o carro fumacê naquele bairro ou, caso não seja possível realizar o serviço em locais de difícil acesso, será utilizada a bomba costal no local em que a pessoa se infectou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Katler Dettmann / Maria Tereza Paulino
(27) 3177-7045
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Katler Dettmann
Foto: Freepik