A prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Saúde, realizará diversas ações dedicadas à prevenção do suicídio em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”.
As ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e inclui rodas de conversa sobre o tema, divulgações, palestras e reuniões, com a participação de profissionais especializados.
Na UBS do bairro Maria das Graças vai acontecer, entre outras ações, o Acolhimento Coletivo Temático todas as segundas e quartas-feiras, às 7h e às 13h. A UBS do bairro Nossa Senhora Aparecida além de estar toda decorada com cartazes referentes ao tema, serão realizadas rodas de conversa antes das consultas. Durante todo o mês, os profissionais da UBS do Novo Horizonte vão realizar visitas às famílias que sofrem com problemas psicológicos para as orientações necessárias.
A pessoa que estiver enfrentando problemas relacionados à saúde mental deve procurar ajuda. Vá até a sua UBS e se informe sobre a programação. Ajude a ampliar o debate sobre esse tema importante e grave.
Onde procurar ajuda
Em Colatina, a Rede de Atenção Psicossocial, é uma das responsáveis por realizar atendimentos às pacientes com problemas psicológicos, e acolhimento aos familiares.
O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, relatar o momento que está enfrentando e terá encaminhamento e ajuda dos profissionais de saúde.
– Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Transtorno: 3721-5994 / Rua Pedro Epichin, nº 178, Bairro Colatina Velha.
– Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas:(CAPS AD): 3177-7245 ou 27 99729-8913 / Rua: Vicente Guerra, nº 75, Bairro Carlos Germano Naumann
– Centro de Valorização da Vida (CVV). Contato: ligação gratuita no número 188 ou pelo endereço: www.cvv.org.br
SETEMBRO AMARELO
Este ano a Campanha “Setembro Amarelo” tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”.
O objetivo é conscientizar a sociedade e colaborar para a prevenção ao suicídio. A campanha acontece durante todo o mês de setembro.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – PMC
Alessandro Bacheti / Giovana Lanna/ Katler Dettmann / Lorena Zonta / Maria Tereza Paulino
Contato: (27) 3177-7000
imprensa@colatina.es.gov.br
Texto: Redação PMC
Foto: PMC