Galeria de Ex-prefeitos
GUILHERME PRETTI

Guilherme Pretti foi nomeado para prefeito de Colatina pelo então presidente do Estado, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, em 1947, aos 39 anos, de quem era muito amigo (23/04/1947 a 31/12/1947). Era natural de Santa Teresa, nascido em 16 de setembro de 1908, filho de José e Judith e teve 11 irmãos, Era cafeicultor e casou com Chrysolita Pinheiro Pretti.

No ano 2000, aos 89 anos, já viúva, a esposa "Lilita" (vive em Vitória) contou que Guilherme gostava muito de carnaval e participava do bloco chamado "O Condutor", e tinha amigos em um outro bloco "O Pavãozinho Dourado". Também gostava de beber cerveja no barzinho com os amigos.

Segundo ela, na época havia a iluminação na cidade era apenas de luz tocada à fogo, e quando estava acesa, à noite inteira, todos sabiam logo que tinha morrido alguém. "Um parente da pessoa pedia e a gente pagava para a empresa deixar a luz acesa".

A única participação de Guilherme Pretti na política foi como prefeito de Colatina, lembrou. "Ele e o Henrique Coutinho, que o sucedeu, eram muito amigos. Mas ele nunca mais quis saber de política, pois dizia que era uma área onde se arranjava muitos inimigos. Só não deixou de votar, pois continuou votando até bem perto de falecer."

Ele faleceu em 17 de julho de 1999, em Vitória, vítima de seqüelas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Os dois filhos Maria Leila Pretti Neiva e Guilherme Pretti Filho, são colatinenses e também residem em Vitória.

..:: VOLTAR ::..

 
Copyright©2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »