imagem Notícias
Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEFENDE O CONSUMIDOR

29/03/05 - Uma reunião que será realizada amanhã (terça-feira), a partir das 9h30min, na Secretaria Municipal de Agricultura, marca uma nova etapa do serviço de vigilância sanitária em Colatina: a comercialização de peixes e produtos nas feiras-livres terá que cumprir normas gerais de higiene em respeito ao consumidor. O encontro tem o objetivo de apresentar novas regras para o mercado de consumo.

As peixarias da cidade terão que se adequar ao Código de Vigilância Sanitária, não comercializando mais o pescado como vem sendo feito, ou seja, longe de atender normas gerais de higiene. Nas feiras-livres, os peixes são limpos em via pública e o sistema de armazenamento é uma afronta ao consumidor. A Divisão de Vigilância Sanitária quer mudar isso, exigindo peixes em caixas isotérmicas com gelo, e as amostras, quer de peixes ou camarão, em pequena quantidade também com gelo.

A coordenadora municipal da Divisão de Vigilância Sanitária, Maria Margarete Zaché, informou que as normas de higiene que passarão a ser exigidas são de interesse do consumidor e da saúde pública. Observou que na reunião desta terça-feira, os donos de peixarias serão informados do cumprimento da lei. Posteriormente, será a vez das carnes de aves, porco e boi, e ainda, derivados de leite, terem também regras claras de comercialização nas feiras-livres.

A Secretaria Municipal de Agricultura vai anunciar também como passará a ser feito de maneira mais ampla o Serviço de Inspeção Municipal – o SIM, um selo de qualidade dos produtos comercializados, principalmente nas feiras-livres de Colatina. Algumas empresas já tem aprovação do selo, mas as Secretarias de Saúde e Agricultura querem avançar mais, exigindo que os produtos vendidos tenham essa marca., o que significa procedência segura, qualidade, enfim, atende às normas da vigilância sanitária e mais respeito ao consumidor.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

24/02/2017 - Estacionamento Rotativo fica suspenso por tempo indeterminado em Colatina

23/02/2017 - Posse do novo conselho do CACS – FUNDEB

21/02/2017 - FGTS: contas inativas serão liberadas em março

21/02/2017 - Convite aos diretores das escolas municipais de Colatina

20/02/2017 - Procon alerta sobre cuidados com pacotes de viagem

17/02/2017 - Oportunidade de estudo no polo UAB de Colatina

16/02/2017 - Festa da Banda de Congo de Paul de Graça Aranha será domingo

15/02/2017 - Semtran está realizando “Campanha Volta às aulas”

Copyright©2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »