imagem Notícias
Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

BRUNELLA FRANÇA SERÁ HOMENAGEADA PELO GOVERNADOR PAULO HARTUNG

23/12/04 - A estudante colatinense, Brunella de Lima França, que ganhou o Prêmio Nacional de melhor redação, alusiva aos direitos humanos, será recebida hoje à tarde pelo governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta.

Ela recebeu o Prêmio no dia 09 de dezembro, em Brasília, das mãos do secretário Nilmar Miranda, durante as comemorações da Semana Nacional dos Direitos Humanos, e ganhou R$ 3 mil e uma obra de arte. Tem 17 anos e estuda o 3º ano do ensino médio no Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Colatina.

O prefeito Guerino Balestrassi, estará acompanhando Brunella, juntamente com a secretária Municipal de Assistência Social, Maria Júlia Chaves Deptulski, e o educador social, Leandro Nunes de Oliveira, escolhido para representar a Prefeitura para receber o Prêmio em Brasília, que contemplou o Programa de Liberdade Assistida, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Prêmio foi de R$ 10 mil. No texto “Precisamos de Almas, Não de Armas”, Brunella fala da importância da campanha do desarmamento no combate à violência, suas causas e consequências, aponta dados e sugere saídas para atenuar a crise social. A estudante foi orientada pelos professores Eglair Carvalho e Isolina de Castro Soares, para participar do concurso.

Para a estudante, ganhar o Prêmio foi uma grande surpresa, “mas eu encarei também como mais um resultado de todo o meu estudo, de tudo que gosto de fazer que é ler e escrever. Agora tenho mais certeza ainda que quero estudar jornalismo, porque tem tudo a ver comigo”.

Ela está aguardando o resultado do vestibular da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) para decidir quais os rumos que vai tomar. Ganhou uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, que contempla estudantes carentes, para estudar na Univale, de Governador Valadares. “ Eu espero passar na Ufes, mas se não passar vou ver o que fazer. Estou conversando com a minha família para ver se vai dar para eu ir estudar em Minas. Vamos esperar”.

Ela revelou que o gosto pela leitura vem desde os quatro anos quando começou a aprender a ler, e desde então o livro tem sido o seu maior companheiro. Entre os autores estrangeiros, gosta de Pablo Neruda, Gabriel Garcia Marques, Sidney Sheldon e Danielli Steel. Gosta dos brasileiros Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Moraes, Machado de Assis e Paulo Coelho. E entre os capixabas, Adilson Vilaça e Elisa Lucinda.

Na escrita, a estudante também mostra o seu talento. Tem prontos vários ensaios, poesia e contos. Montou a peça teatral “Juiz de Paz na Rocinha”, em 2003, no Cefet, com o colega Fortunato Lambert, também enfocando a criminalidade. “Leio muito jornais e revistas, vivo o dia-a-dia e vejo que o assunto preocupa todo mundo”.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

20/10/2017 - Cronograma do Outubro Rosa

20/10/2017 - CONVOCAÇÃO

20/10/2017 - REFIS Colatina 2017.

19/10/2017 - PROCON COLATINA ITINERANTE

19/10/2017 - Lista de placas de veículos autuados por infrações em 2016 cujos proprietários não foram encontrados

19/10/2017 - Semana Nacional de Mobilização no Combate ao AEDES AEGYPTI

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »