imagem Notícias
Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

IDOSO DE COLATINA TEM MELHOR ASSISTÊNCIA

28/09/06 - Estudos sobre população mostram que Colatina registra longevidade, isto é, as pessoas de ambos os sexos estão vivendo mais, acima da expectativa de vida atual que é de 72 anos. E tal realidade se deve a qualidade de vida na saúde da pessoa idosa. Palestra abordando essa situação será feita nesta sexta-feira, às 19 horas, pela médica geriatra Valéria S.C. Boschetti, no auditório do Colégio Conde de Linhares.

Durante esta semana, Colatina discute a rede de proteção à pessoa idosa com palestras enfocando direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso. "As ações no plano administrativo municipal e com parcerias junto a entidades mostram que as pessoas da terceira idade estão recebendo melhor assistência", declarou a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Julia Deptulski. Pela programação elaborada, no sábado das 7 às 13 horas, será realizada atividade recreativa na área da Escola Agrotécnica Federal de Colatina.

Colatina já com um Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Crai), que atende dezenas de idosos desde consultas, assistência na área de fisioterapia e terapia ocupacional. "Sem dúvida, o município dá um bom exemplo e pretendemos avançar mais", afirma a geriatra Valéria Boschetti. Para ela, a rede de proteção deve envolver além da família, outros parceiros, proporcionando aos idosos um ambiente melhor em defesa da valorização da vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que em 2025 - pela primeira vez na história - teremos mais idosos do que crianças no planeta. E tal realidade é decorrente da elevação da expectativa média de vida, ou seja, temos o avanço da medicina e a melhora da qualidade de vida. Cabe lembrar, contudo, que as desigualdades econômicas e sociais entre países industrializados e em desenvolvimento.

No Brasil, a Constituição de 1988 deixou clara a preocupação e atenção que deve ser dispensada em relação ao idoso. Num país como o nosso, que vê sua pirâmide populacional ser modificada a pouco, tomamos conhecimento de entidades que se dedicam a mudar o perfil do idoso depressivo, abandonado pela família e sem projeto, é de extrema importância a adoção de políticas mais arrojadas no plano governamental.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

18/10/2017 - Posto de Saúde de São Silvano - Outubro Rosa

18/10/2017 - NOTA - SANEAR

17/10/2017 - Secretaria de Saúde continua hoje com Semana de Saúde Bucal

16/10/2017 - Prefeito Municipal de Colatina embarca para Brasília nesta terça-feira (17.10.2017)

11/10/2017 - Creche Vista da Serra realiza homenagem às crianças vítimas de atentado em Janaúba, MG

11/10/2017 - REFIS Colatina 2017

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »