imagem Notícias
Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

PREFEITURA INAUGURA MAIS UM NÚCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL

Foto de crianças no curso de informática

22/09/06 - Na próxima segunda-feira (25/09), será reinaugurado no bairro Honório Fraga o Núcleo de Inclusão Digital que atendera às comunidades existentes no entorno do bairro.

A prefeitura de Colatina, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem desenvolvendo o Programa de Inclusão Digital desde março de 2004 com o objetivo de Ampliar a cidadania no Município a partir do uso intensivo das tecnologias da informação.

Este será o sexto núcleo funcionando em Colatina, atualmente existem núcleos nos bairros Maria das Graças, centro, Ayrton Senna, Vila Real e São Silvano além de duas salas de inclusão digital localizadas nas escolas Adwalter Ribeiro Soares de Vila Lenira e escola Columbia no bairro de mesmo nome, mantidas através de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

O núcleo de Honório Fraga chegou a funcionar no inicio do projeto em 2004, mas teve que ser desativado em 2005, atendendo a necessidade da população, já que no local foi instalada a Unidade de Saúde. Agora, vencidas as dificuldades estruturais e burocráticas, a prefeitura alugou um imóvel na Avenida Antonio Peruchi número 671, que abrigará novamente o núcleo. Com a reinauguração o local está estruturado com 12 computadores e vai receber seis turmas de cerca de dez alunos cada, que vão estudar de segunda a sexta feira em três turnos. O Coordenador do programa Gilcimar Romualdo da Silva, informou que as inscrições começam na próxima segunda-feira (25/09) em dois horários de 07:00h às 11:00h e de 13:00h às 18:00h, no próprio núcleo, os interessados devem comparecer ao local com documentos de identificação e comprovantes de residência e renda já que a prioridade é para pessoas acima de12 anos de idade com desconhecimento de informática e renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, O curso que têm uma carga horária de 40 horas, dura em média três meses e começará no próximo dia 1 de outubro.

Desde o inicio das atividades 1.700 pessoas já concluíram o curso que oferece noções básicas de informática (Windows, Word, Excel, Power Point, Internet) recebendo um certificado de conclusão. Além disso diariamente nos intervalos das aulas acontece o projeto "Acesso Livre", em que os tele-centros são liberados para a comunidade realizar pesquisas, estudos e diversas atividades ligadas á computação de forma controlada, com o apoio de monitores para evitar a utilização das maquinas de forma indevida, como por exemplo o acesso a sites pornográficos.

A Prefeitura pretende ainda ampliar a iniciativa criando outros núcleos de informática, além de fortalecer o modelo de parceria com a Secretaria de Educação, através dos 16 laboratórios de informática que já existem em escolas da Rede Municipal.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

11/12/2017 - Falta de água

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »