imagem Notícias
Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

MODELO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA REDUZIR MISÉRIA

30/08/05 - A valorização da família com ações continuadas e eventuais, construindo uma rede de proteção social sem clientelismo, barganha ou favoritismo. Assim foi discutido o novo modelo de assistência social para os próximos 10 anos, na abertura da III Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Colégio Conde de Linhares, segunda-feira (29 de agosto) à noite, reunindo pessoas que trabalham no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, e também portadores de deficiência.

O prefeito Guerino Balestrassi disse na abertura do evento que Colatina construiu de 2001 até agora uma grande rede de proteção social, lembrando que o modelo em execução busca por fim ao clientelismo, uma prática que na sua avaliação não tem mais sentido. “Somos referência no Espírito Santo nessa área de serviço social graças a um leque de ações de valorização humana. As parcerias com entidades revigoram o trabalho de responsabilidade social, devendo contabilizar mais avanços nos próximos anos.

A assistente social Eliana Moreira, do Conselho Regional de Serviço Social, fez palestra sobre os direitos de cidadania, mostrando que os países desenvolvidos investem muito nessa área com o objetivo de reduzir a miséria entre as milhares de famílias desprotegidas por vários fatores. “A construção da assistência social é coletiva. E a travessia deve acontecer no seio familiar com uma rede de proteção social capaz de banir o clientelismo, barganha ou favoritismo”. Observou que a pretensão é assegurar 5% de recursos orçamentários para essa área.

Por sua vez, a secretária municipal de Assistência Social, Julia Deptulski, declarou que Colatina experimenta uma fase notável no campo de atendimento desde maternal atá a idosos por meio de parcerias e diversos programas no contexto social. Para ela, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vai possibilitar mais avanços, valorizando as famílias com políticas coerentes com a realidade. “Temos desenvolvido ações de capacitação, combatendo o clientelismo, além programas na defesa da dignidade humana. Antes, o serviço social em Colatina era para dar cestas básicas e passagens”.

A III Terceira Conferência termina nesta quarta-feira com apresentação de trabalho em grupo e eleição de delegado para a conferência a nível estadual. O assunto será tratando numa última etapa junto ao Governo Federal para a criação do Sistema Único de Assistência Social, como forma de produzir melhores resultados no país.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »