imagem Notícias
Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

INCLUSÃO DIGITAL AMPLIA ATENDIMENTO EM COLATINA

14/03/06 - O programa de Inclusão Digital criado pela Prefeitura em março de 2004, tem como principal objetivo de Ampliar a cidadania no Município a partir do uso intensivo das tecnologias da informação.
Os alunos são divididos em turmas, com cerca de 15 alunos, variando de acordo com o número de computadores (um aluno por computador) que estudam de manhã, à tarde ou à noite.  Para participar, o aluno deve ter mais de 12 anos de idade tendo como prioridade as pessoas com desconhecimento de informática e renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos. Desde o inicio das atividades 1.700 pessoas já concluíram o curso que oferece noções básicas de informática (Windows, Word, Excel, Power Point, Internet) recebendo um certificado de conclusão.

Em 2006 estão sendo realizadas modificações como a ampliação do atendimento à população nos núcleos que oferecem cursos básico aumentando também a carga horária de aprendizado. As aulas foram iniciadas na última segunda-feira e vão atender 830 pessoas divididas em duas turmas por turno com 60 horas para conclusão do curso básico de informática. No ano passado, eram três turmas com 40 horas de duração dos cursos.

O coordenador municipal do Programa de Inclusão Digital, Gilcimar Romualdo da Silva, informou que foram feitas mudanças para este ano com o objetivo de oferecer mais vagas nos núcleos que funcionam na Igreja Católica de São Silvano, Centro de Convivência do Bairro Vila Real, Igreja Católica de Maria das Graças, Escola Adwalter Ribeiro Soares de Vila Lenira, e Igreja Metodista do Centro. Gilcimar Romualdo explicou também que o curso básico de informática tem agora duração de quatro meses totalizando 60 horas. No núcleo de Vila Lenira, só funciona à noite, e em Maria das Graças, à tarde e à noite. Nos demais locais, o atendimento é feito em três turnos, de manhã, à tarde e à noite.

Em 2005, foram inscritos 1.028 cursistas, e desse total 700 concluíram o curso básico de informática.
Outra novidade neste ano na Inclusão Digital é o curso avançado de informática com 110 vagas. Neste caso o publico alvo são os ex-bolsistas do curso básico, que terão aulas de informática avançada nos períodos matutino, vespertino e noturno, nos 5 Telecentros existentes. As aulas começa a próxima sexta-feira.

Também o Projeto “Acesso Livre”, em que os tele-centros são liberados para a comunidade realizar pesquisas, estudos e diversas atividades ligadas á computação (via Internet) de forma controlada, com o apoio de monitores para evitar a utilização das maquinas de forma indevida, como por exemplo o acesso a sites pornográficos, foi ampliado nos cinco núcleos liberando o acesso todos os dias (no ano passado eram as segundas e sextas-feiras). A partir de agora, será das 10 às 11 horas na parte da manhã, no período da tarde, das 16 às 17 horas, à noite, das 18 às 19 horas.

Em 2006 a Prefeitura pretende ainda ampliar a iniciativa criando outros 4 núcleos de informática, além de fortalecer o modelo de parceria com a Secretaria de Educação, através dos 16 laboratórios de informática que já existem em escolas da Rede Municipal.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »