imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Defesa Civil: Mais estruturada, unidade conta com novos equipamentos e reforço de voluntariado


18/09/2013 - A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Colatina (Comdec) já está utilizando os equipamentos e materiais de infraestrutura interna, que recebeu em março deste ano da Defesa Civil  do Estado, pelo Programa Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, para melhorar as condições de atendimento à população na época das enchentes.

O setor recebeu um barco de alumínio com um motor  de popa 15 HP e um reboque para áreas alagadas;  e ainda uma picape Diesel, com engate para reboque e identificação da Comdec. Além disso, também um kit multimídia, composto por computador, estabilizador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital e aparelho GPS.

Para o atendimento interno a mobília atual do setor será reforçada com mais duas mesas, dois gaveteiros volantes, duas cadeiras tipo secretária, arquivo de pastas suspensas e duas cadeiras fixas. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Valmir Gonzaga, os materiais são para suprir as necessidades emergentes que surgem na época das enchentes, principalmente a moradores em áreas de risco, relacionadas aos alagamentos e desabamentos provocados pelas chuvas e cheias dos rios.

No ano passado a equipe de Colatina participou de diversos cursos de capacitação e de treinamento para o planejamento de ações preventivas, definido a partir de um mapeamento das áreas de risco feito pelo município, que identifica os pontos mais vulneráveis às chuvas e às inundações dos rios no município e seus impactos.

Também conta para o trabalho de base, com o reforço do Atlas de Vulnerabilidade às Chuvas, que identifica os pontos no município, apresentado em Colatina no ano passado pela Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto estadual de Meio Ambiente (Iema) e  Defesa Civil do Estado. 

Outro reforço que a Defesa Civil de Colatina passou a contar este ano para as operações de resgate nos tempos de cheias, é a parceria com as entidades voluntárias, a Associação dos Pescadores Esportivos de Colatina (Apesc), a Trial Club Acelerart Colatina (Trilha) e a Jeep Clube de Colatina.

 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

20/01/2017 - MP permite cobrar preços diferentes de acordo com a forma de pagamento

20/01/2017 - Colatina pode ser a primeira cidade do Brasil a transformar lixo em energia

20/01/2017 - Cronograma de vacinação contra a febre amarela

17/01/2017 - Informativo Procon Municipal

16/01/2017 - Comunicado Importante

16/01/2017 - EMEF “Adwalter Ribeiro Soares” volta com as aulas no turno vespertino

13/01/2017 - Comunicado Importante

12/01/2017 - Começam na segunda-feira as rematrículas das escolinhas de esportes

Copyright©2016 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »