imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

140 meninas na ginástica rítmica de Colatina


31/03/2015 - As aulas de ginástica rítmica da Prefeitura recomeçaram em fevereiro. O projeto do município existe há seis anos e conta atualmente com um total de 140 meninas com idade de 06 a 17 anos, em três núcleos diferentes na cidade: Ademc, Cras Vila Real e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Colúmbia.

Na Ademc, o núcleo principal do projeto, são 70 alunas, mas as aulas deste ano ainda não começaram porque o ginásio de esportes está recebendo algumas melhorias. Segundo o superintendente de Esportes Célio Locatelli enquanto o espaço não é liberado as aulas vão acontecer aos sábados, partir de abril no Colégio Marista, em horários que ainda serão definidos.

No Cras Vila Real são cerca de 18 alunas em aulas nas manhãs das segundas e quartas-feiras, nos horários das 8 às 9 horas e das 9 às 10 horas. No CEU começou em dezembro do ano passado com 52 alunas nas segundas e quartas-feiras à tarde, das 15 às 16 horas, 16 às 17 horas, 17 às 18 horas e 18 às 19 horas.

O ritmo é intenso para as professoras do esporte, Kátia Aparecida da Silva Pedra e Michelle Teles Alves. Kátia fez cursos por meio da Federação Capixaba de Ginástica Rítmica e a Secretaria de Estado de Esportes, e também é a coordenadora do projeto. Segundo ela, para melhorar o atendimento ainda neste ano a equipe deve receber o reforço de mais uma professora.

As equipes fazem diversas apresentações no município durante o ano, principalmente em escolas, e também participam do Festival de Ginástica Rítmica realizado há alguns anos no ginásio de esportes Castelão (Faculdade Castelo Branco). Por diversas vezes participou da Copa de Vila Velha, onde conquistou várias medalhas.

Trabalhamos por idade e não categoria.São cerca de 40 meninas que estão bem adiantadas, porque elas participam do projeto desde que ele começou na Ademc. Já fazem toda a parte inicial sozinhas, pois são bem disciplinadas. Algumas, mais novinhas, com idade entre 6 e 10 anos, gostam tanto que até já falam em seguir carreira. Isso tudo é muito bom, porque é resultado do nosso trabalho”, destaca a professora.

As aulas envolvem trabalho de resistência física, tanto respiratória quanto muscular, leveza, flexibilidade, equilíbrio, saltos e aparelhos. Em todos os movimentos são inseridos aparelhos como bola, fita, corda, maça e arco,

Origem da Ginástica

A Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) tem sua origem fundamentada na mistura entre a ginástica tradicional (artística) e a dança, idealizada pelo coreógrafo moderno Émile Jacques Dalcroze, seu aluno Rudolf Bode e a bailarina Isadora Duncan. Dalcroze desenvolveu uma técnica que unia movimentos ginásticos ao ritmo, trabalho que foi aperfeiçoado posteriormente por Bode. Isadora Duncan levou a técnica para a ex-União Soviética e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes.

Paralelamente ao trabalho de Duncan, o alemão Heinsrich Medeau anexou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos como o arco, a bola e a maça. Ganhou visibilidade mundial a partir de sua inserção nos jogos Olímpicos.

As regras oficiais indicam que o tablado para as provas deve ter a área de 14m x 14m, feito de material que seja capaz de amortecer quedas, e ao mesmo tempo, de impulsionar os saltos das atletas. São cinco os aparelhos utilizados na prática da ginástica.

O Espírito Santo é um importante centro de ginástica rítmica. Aqui acontecem competições nacionais e internacionais. Vitória já sediou três Meeting de Ginástica (2011, 2012 e 2014) reunindo as melhores atletas do mundo, entre elas as capixabas Natália Gaudio e Drielly Daltoé.





 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

27/08/2015 - Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece até a próxima segunda (31)

26/08/2015 - Projeto Sinfonia retorna para a Casa da Cultura em setembro

26/08/2015 - Escola de Paul de Graça Aranha vai desfilar no dia 04 em comemoração à Independência do Brasil

25/08/2015 - Projeto Estou a Caminho leva informações sobre o parto normal

25/08/2015 - Ruas terão sentido modificados na próxima semana

24/08/2015 - Marcha contra o Extermínio e Violência dos Jovens em Colatina

24/08/2015 - Secretaria de Assistência Social convoca os beneficiários do Aluguel Social para recadastramento

24/08/2015 - Adrenalina e velocidade no II Encontro Municipal de Drift Trike

Copyright©2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »