imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Prefeito recebe alunos dos Ifes campeões em competições de robótica


21/10/2016 -

Na manhã de hoje o prefeito Leonardo Deptulski recebeu no prédio da administração os alunos e professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do campus Colatina que foram campeões na XV Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) e XIV Competição Brasileira de Robótica (CBR). Eles ficaram em 1º lugar em duas competições. Os eventos ocorreram ao mesmo tempo, de 8 a 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.

Nestas competições, equipes de estudantes e pesquisadores de várias partes do Brasil enfrentaram desafios de robôs de futebol, robôs de serviço, logística, robôs de educação, robôs de resgate e outros.

As equipes participantes puderam concorrer em diversas categorias:

- Competição Robótica RoboCup: que envolve jogos de futebol simulados entre os robôs. Possui as seguintes sub-categorias: Small-Size, Simulation 2D (Futebol 2D), Simulation 3D (Futebol 3D), Humanoid and Standard Platform League (SPL), Rescue Simulation Agents, RoboCup @Home, Junior e Festo Logistics.

- Competição Robótica IEEE: que envolve a competição de robôs autônomos criados a partir de kits educacionais. Possui as sub-categorias: Standard Educational Kits (SEK, em que os alunos configuram robôs para salvar reféns em uma tragédia simulada), Open, Very Small Size e Humanoid Robot Racing.

A equipe Asimov foi a campeã latino-americana de robótica categoria SEK (concorrendo contra 12 equipes, sendo duas mexicanas e uma peruana) e na categoria Futebol 2D (concorrendo contra 7 equipes brasileiras), ficando em primeiro lugar nas duas competições.

Japão
Além dos certificados e troféus, a equipe de Fubetol 2D ganhou uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Japão no segundo semestre de 2017 na cidade de Nagoia.

O professor Renan Osório Rios, coordenador do Curso Técnico em Informática para a Internet integrado ao Ensino Médio e orientador das equipes, comentou sobre a disputa acirrada com a equipe do ITA, campeã brasileira na categoria nos últimos três anos. “Nossos alunos ganharam na final contra a equipe do México na categoria SEK, que no ano passado foi a campeã latino-americana e também na final contra a equipe do ITA na categoria Futebol 2D, sendo 0×0 na primeira partida e 3×1 na segunda partida”.

Pra o prefeito Leonardo, é preciso muito incentivo em torno de estudos como esses, pois além de proporcionarem mais conhecimento e bagagem aos alunos, proporciona orgulho a todos os colatinenses.

“Esses jovens levam o nome do município de forma muito positiva para o mundo. É preciso incentivo a todo tipo de pesquisa. É preciso valorizar também os professores, pois eles são os maiores incentivadores e exemplos para essa garotada, que está incessantemente na busca pelo novo”, afirmou Leonardo.

O Prefeito aproveitou a oportunidade para falar também sobre pesquisas na área de meio ambiente. Pediu a ajuda aos estudantes e professores para que juntos possam desenvolver projetos voltados para a questão da água, que anda tão escassa devido a seca que a região enfrenta.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Paralelamente à LARC / CBR 2016, ocorreu também a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, voltada para alunos do ensino médio e técnico.

O Ifes Campus Colatina participou com a única equipe representando o Espírito Santo, que foi a campeã estadual. Os alunos que participaram foram: Brenda Comper, Mateus Krause e Vinicius Nunes.

Das 2.796 equipes participantes na primeira fase, a equipe Asimov ficou em 30ª colocação dentre as 48 equipes participantes da final nacional. Os professores orientadores foram Diego Rossi Mafioletti, Igor Carlos Pulini e Renan Osório Rios.



 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

19/09/2019 - LICITAÇÃO: SETEMBRO / OUTUBRO

19/09/2019 - ATENÇÃO COLATINENSES!

19/09/2019 - CIDADE LIMPA, DEVER DE TODOS!

17/09/2019 - PROJETO COLETA SELETIVA E PAPEL RECICLAVEL

17/09/2019 - ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS DOS LOTES DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA (REGIÃO 01)

17/09/2019 - SEMANA DO TRÂNSITO 2019

17/09/2019 - PALESTRA - INCÊNDIO EM COLATINA

16/09/2019 - INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS

Copyright© 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »