imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Adolescentes do Cercria dão exemplo de superação e vão ao Rio participar de seletiva do Vasco


16/05/2013 - Dois adolescentes de Colatina que são atendidos pelo Cercria (Centro de Referência da Criança e Adolescente II) poderão traçar um rumo diferente nas suas vidas. Isso porque após enfrentarem dramas familiares difíceis para suas poucas idades, eles vislumbram um rumo diferente para suas vidas. Renato e Janderson, de 16 e 15 anos, estão prestes a fazerem um teste no time de base do Vasco da Gama, e com isso, realizar um grande sonho: ser jogadores de futebol.

Como conta a coordenadora do Centro de Referência da Criança e Adolescente (Cercria II), Odete de Paula Ferreira, tudo começou quando um deles, o Renato, demonstrava grande interesse pelos gramados. Foi em um teste sugerido pela assistente social do Cercria, Núbia Elizabete dos Santos de Jesus, que ele mostrou toda sua habilidade com a bola.  Neste mesmo teste, outro adolescente, o Janderson, também mostrou que tinha um talento com os pés.

Foi assim que os dois adolescentes, que havia saído de Colatina sem grandes esperanças, passaram na primeira seleção no Núcleo Oficial de Base do Vasco, que fica em Vila Velha (Green Ball Vila velha). Renato e Janderson ficaram entre os 15 meninos que vão para o Rio de Janeiro no próximo dia 25, para fazer outros testes, e quem sabe entrar para um grande time.

Odete de Paula Ferreira, contou que foi com essa oportunidade que os dois foram descobertos. Agora, uma "seleção capixaba" vai disputar com outras equipes no Rio o Torneio "Mauro Galvão". Segundo ela, a equipe capixaba será a única de fora do Estado fluminense e essa pode ser uma excelente oportunidade para os dois, pois, haverá muitos "olheiros" em busca de novos talentos.

A peneira será no próximo dia 26 de maio, no município de Itaguai, no Rio de Janeiro. De acordo com o ex-jogador e professor responsável pelo Núcleo Oficial de Base do Vasco, Adilson da Fonseca Mendonça, os testes começaram no último mês, e contou com cerca de 100 atletas. Na oportunidade, o ex-atleta do Vasco Mauro Galvão, participou das seletivas e convidou o time vilavelhense para participar do Torneio "Mauro Galvão", no Rio.

Serão 12 equipes que vão disputar jogos rápidos de 30 minutos. De acordo com Mendonça, todos os atletas vão receber medalhas, além do torneio ser uma vitrine. Os ex-jogadores, Mauro Galvão e Roberto Dinamite  devem acompanhar as partidas.  Enquanto isso, os dois adolescentes colatinenses seguem uma rotina de treinos diários, em Colatina, e aos sábados vão para Vila Velha treinar com a equipe do Green Ball.  

Preparação

Mesmo com uma estrutura limitada, os dois atletas se preparam nos campos do Campestre Clube, no bairro 15 de Outubro, durante a semana. Eles contam com o apoio de um educador social para se adaptarem a uma rotina de treinos e enfrentarem as "peneiras" que estão por vir. "Acreditamos no potencial dos meninos e temos esperanças de que eles vão conseguir uma vaga no Vasco ou em outros times" destacou Núbia, assistente social do Centro.

Cercria

O Centro de Referência da Criança (Cercria) é um serviço de alta complexidade oferecido pela Secretaria de Assistência Social para meninas (Cercria I) e meninos (Cercria II), que foram vítimas de negligência, abuso, violência e tiveram seus direitos violados.

O encaminhamento é feito em caráter emergencial pelo Juizado da Infância e Juventude de Colatina.

No município, o Cercria II funciona em uma casa no Bairro 15 de Outubro, onde são acolhidos adolescentes do sexo masculino com idades entre 12 a 17 anos e 11 meses.  

Atualmente 11 adolescentes são atendidos pelo Serviço. Durante o acompanhamento os meninos   vão à escola, participam de atividades pedagógicas e recebem acompanhamento psicológico. A família também é monitorada.

De acordo com a coordenadora do Cercria, Odete de Paula Ferreira, uma equipe multidisciplinar acompanha todo o hitórico do adolescente e da família. Ela descataca, que o objetivo é reingressar o jovem em seu lar de origem, entretanto, algumas famílias não apresentam estrutura para isso, e eles são obrigados a permanecerem no Cercria.

     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

31/07/2014 - Festas agostinas começam no próximo final de semana

30/07/2014 - Dia dos pais: Procon passa recomendações sobre compras

29/07/2014 - Câmeras de videomonitoramento começam a ser instaladas em Colatina

28/07/2014 - Campeonato de Futsal de Igrejas Evangélicas começa hoje no ginásio da Ademc

28/07/2014 - Colatinenses da “Equipe Pistão Racing” se destacam nas pistas de Kart do estado

24/07/2014 - 7ª edição do Vitória Moda Show começa na próxima semana

24/07/2014 - 3ª Semana da Agricultura Familiar de Colatina vai até domingo

23/07/2014 - Coleta Seletiva Porta a Porta começa a funcionar no bairro Vila Lenira

Copyright©2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »