imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Mulheres vítimas de violência têm assistência gratuita oferecida pela Prefeitura de Colatina

Por meio do Creas/Paefi as mulheres podem contar com uma equipe que presta toda ajuda necessária no enfrentamento à violência.


22/11/2012 - Nessa semana a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social vêm desenvolvendo uma série de atividades e ações dentro da programação da 1ª Campanha Municipal Pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. A campanha busca mobilizar e informar à população sobre os direitos da mulher.

Dentro da programação está sendo realizada nesta quinta-feira (22), o 1º Seminário Pelo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. As atividades seguem até às 17 horas, no auditório da Escola Estadual Conde de Linhares. No seminário estão sendo discutidos diversos assuntos no que diz respeito à violência contra a mulher no município e no âmbito nacional.

Entre os palestrantes do seminário estão Adriana Chisté Carvalho, Promotora de Justiça da 4ª Promotoria Criminal de Colatina/ES e Sub-coordenadora do Núcleo de Enfrentamento de Violência Doméstica Região 5; Genivaldo Lievore, Deputado Estadual da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos; e Eusabeth Ferreira, Militante do Fórum de Mulheres do ES, Presidenta do Conselho da Mulher do Município da Serra/ES e membro da Associação de Mulheres Unida da Serra (AMUS).

No seminário haverá a apresentação cultural de percussão do Projeto Mais Educação da Escola Amélio Forrechi, apresentação do Coral Feminino do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). Além disso, um grupo de mulheres atendidas pela Casa Civil de Vitória farão grafitagens com o tema da violência contra mulher em alguns muros da cidade.


Apoio gratuito

Em Colatina a mulher que sofre com algum tipo de violência pode procurar ajuda nos serviços gratuitos oferecidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Creas/Paefi).

No serviço as vítimas contam com profissionais de assistência social, psicologia, assessoria jurídica e educação social. Funcionando desde 2008, o Creas/Paefi já atendeu a mais de 300 mulheres vítimas de violência. Atualmente o local atende a 100 mulheres.

No Creas/Paefi a mulher é orientada sobre seus direitos e encorajada a sair da situação de risco. No local ela conta com atendimento psicossocial individual ou familiar, atendimento jurídico, encaminhamento a rede de saúde e acompanhamento com assistente social. Além disso ela também conta com a ajuda do Grupo de Mulheres, visando o fortalecimento de vínculos e autoestima.

Ainda, se necessário a mulher recebe o encaminhamento para Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Camu). O Camu é um local sigiloso onde as vítimas permanecem durante 3 meses podendo ser prorrogado por mais 3 meses (decisão judicial), juntamente com os filhos de até 12 anos. Neste local eles têm apoio de uma equipe formada por psicólogo, assistente social e educador social.

Segundo a coordenadora do Creas/Paefi, Ludmilla D. Dalcamin, a mulher vítima de violência também pode fazer uma ocorrência policial, mas muitas vezes tem medo . “Isso acontece devido à fragilização ou até mesmo por medo da reação do companheiro, por isso no Creas/Paefi nos trabalhamos para que a mulher se sinta fortalecida a tomar suas decisões”.

 
 
   
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »