imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Um colatinense na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional


05/01/2016 -

Outra Conferência Nacional que já aconteceu (em novembro) em Brasília foi a do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que teve a sua quinta edição realizada. Dela participou o único representante colatinense que fez parte da delegação capixaba: Elias Braun.

Com o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a Conferência é um evento estratégico entre iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Todos os estados foram representados, respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação foi formada por representantes da sociedade civil, indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral.

A Conferência Estadual aconteceu em agosto, em Vitória. O tema foi discutido nos eixos “Comida de Verdade: Avanços e Desafios/Obstáculos para a Conquista da Alimentação Adequada e Saudável”, “Dinâmica em Curso, Escolhas Estratégicas e Alcances da Política Pública” e “Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional”.

O objetivo principal do evento foi efetivar, ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção e garantia doa Direitoa Humano a à Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS), assim como a soberania alimentar, assegurando a participação e controle social na perspectiva da gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Além disso pretendeu identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do DHAAS e apresentar proposições para garantir, no campo e na cidade, comida de verdade. Avaliou, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais das ações/ políticas de segurança alimentar e nutricional para avançar na realização do DHAAS e na promoção da soberania alimentar.

E também pretendeu avançar no comprometimento em todas as esferas de governo, e ampliar a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), reafirmando o pacto social em torno do DHAAS e da soberania alimentar.





       
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »