imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Conferência Municipal de Assistência Social será amanhã e quinta-feira


04/08/2015 - A Prefeitura realiza amanhã e quinta-feira no auditório da Faculdade Castelo Branco, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com uma programação que destaca os 10 anos do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e seus desafios e sua consolidação na próxima década.

O Suas é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e composto pelo poder público e sociedade civil que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil, com um modelo de gestão participativa. Articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (Pnas), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Amanhã, às 13 horas, após o credenciamento e a solenidade de abertura da Conferência haverá a palestra “Consolidar o Suas de vez rumo a 2016”, de Mariellle Kelly do Patrocínio, assistente social, especialista em Gestão de Políticas Sociais Públicas e Privadas, que atuou como gerente da Proteção Básica no Governo do Estado e como membro titular do Conselho Estadual de Assistência Social e do Conselho Estadual do Trabalho. A secretária Municipal de Assistência Social, Fernanda Mota Gonçalo fará a palestra com o tema “Os 10 anos de Suas e os Desafios em Colatina”. Em seguida haverá um debate encerrando o dia.



Na quinta-feira, às 8h30, haverá discussão de três subtemas. “O Enfrentamento das Situações de Desproteções sociais e a Cobertura dos Serviços, Benefícios, Programas e Projetos nos Territórios” será o primeiro. “Pacto Federativo e a Consolidação do Suas” será o segundo. E o terceiro será “O Fortalecimento da Participação e do Controle Social para a Gestão Democrática”.

A psicóloga Danielle do Nascimentro Cezini Lacerda, falará sobre eles. Ela atua no Creas e Paefi do município de Serra (ES), é pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas, conselheira Estadual de Assistência Social e membro do Fórum Estadual de Trabalhadores do Suas.

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros). Foca o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio de potencialização de recursos e capacidade de proteção.

O Paefi (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos. O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias.

Após a apresentação dos subtemas, ainda pela manhã haverá debate e formação de grupos de trabalho. A partir das 13h30 serão retomados os trabalhos dos grupos, com apresentação e aprovação das propostas. E fechando o evento terá eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada ainda neste ano em Vitória.

A secretária Fernanda Gonçalo disse que a Conferência é um processo de amadurecimento político da Assistência Social. Vai destacar o Pacto Federativo que aponta responsabilidades das três esferas (federal, estadual e municipal). Ela destacou que na prática a responsabilidade igualitária não existe, “pois percebemos que a maior responsabilidade do Suas é o município quem assume. Esta realidade tem que mudar, com as três esferas assumindo com igualdade como é determinado pelo Pacto”.





       
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »