imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

CEU de Colatina tem experimentações para espaço hacker e rádio


07/07/2015 -

Colatina, foi uma das cinco cidades brasileiras que recebeu dois projetos selecionados na primeira etapa do LabCEUs – Laboratórios de Cidades Sensitivas. São os projetos LCD – Lab[oratório] de Cultura Digital e Fala Livre, que aconteceram no CEU, localizado no bairro Columbia.

O programa LabCEUs, é promovido através da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura. A primeira etapa, proporcionou muito conhecimento e criatividade para a comunidade do bairro, os dois projetos desenvolvidos proporcionaram experiências e criações voltada para a área tecnológica.

O LCD (Laboratório de Cultura Digital), trabalhou na implantação de um laboratório hacker e de meto reciclagem entendendo um funcionamento de um computador e noções básicas de software livre para assim construir objetivos tecnológicos a partir do lixo eletrônico, e finalizado com entrega de certificados. Realizado no laboratório multimídia, o projeto teve como objetivo, estimular o aprendizado em rede e colaborativo, fortalecendo a cultura do conhecimento livre.

O Fala Livre trabalhou com e equipamentos de baixo custo e reciclados, para montagem de sistemas de som simplificado e microtransmissões Via Bluetooth e FM, finalizando com a construção da rádio poste. Foram realizadas oficinas de rádio que trouxeram discussões sobre a importância desse veículo de comunicação, articulando a importância da cultura, da educação e da cidadania.

O responsável pelo Fala Livre, Paulo José Lara, mais conhecido como Pajé, explicou que as ações foram desenvolvidas de maneira a envolver a comunidade e a gestão num projeto que possa ter continuidade após o término da ocupação. “A ideia é que a gente consiga estabelecer parcerias para manter um universo vivo. E também temos essa expectativa de apropriação do conhecimento, para fortalecimento deles enquanto coletivo, bairro, comunidade”, falou Lara.

Alunos de instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), afirmam que aprenderam a montar, instalar e como dar continuidade a uma rádio. “Vamos levar todas essas informações que valem ouro para nossa Instituição, e futuramente criar uma. Houve um momento em que estávamos bem, à vontade para fazer os primeiros testes na rádio, onde nos divertimos ao se passar por locutores, entrevistadores e entrevistados, entre outros”, afirmaram os alunos.



Confira os depoimentos dos alunos:

Foi bom, representou uma nova descoberta. Antes eu não acreditava que eu era capaz de fazer, não acreditava em mim. Junto com o professor eu aprendi que posso continuar a fazer os meus projetos”. Leonan Andrade

Foi muito bom, aprendi coisas que nem imaginava. Muita coisa eu posso aproveitar, como placas de computador, material eletrônico posso construir carrinhos de litro descartáveis, ventiladores e barcos a motor, muita coisa mesmo”. Kevim Nascimento De Lima

Aprendi muito, eu já tinha curiosidade de como fazia. Agora faço sozinho. Estou construindo um computador em casa. Foi muito legal e estou feliz, pois, entendo muito agora de computação. Aprendi também aproveitar as peças de computadores velhos.” Igor Felicíssimo



 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

20/10/2017 - Cronograma do Outubro Rosa

20/10/2017 - CONVOCAÇÃO

20/10/2017 - REFIS Colatina 2017.

19/10/2017 - PROCON COLATINA ITINERANTE

19/10/2017 - Lista de placas de veículos autuados por infrações em 2016 cujos proprietários não foram encontrados

19/10/2017 - Semana Nacional de Mobilização no Combate ao AEDES AEGYPTI

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »