imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Campanha 18 de maio: conscientização e mobilização para o combate a exploração sexual infantil


29/04/2015 - Com o objetivo de convidar toda a sociedade para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, buscando promover o desenvolvimento da sexualidade de forma digna e saudável, tem início na próxima segunda-feira (04), a Campanha 18 de Maio em Colatina.

A campanha de enfrentamento é realizada todos os anos no dia 18 de maio, que ficou estabelecido por lei como um dia de luta, conscientização e mobilização para o combate a esse mal que é a exploração sexual infantil, e é realizada pelos Centros de Referência Especializado da Assistência Social e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi) de Colatina.

A programação tem início no dia 4 de maio com a abertura oficial da Campanha 2015 na Câmara Municipal (Tribuna Livre) às 18 horas, em seguida Ornamentação da cidade com as faixas roxas, símbolo da campanha no município (Centro e São Silvano).

Entre os dias 5 a 28 de maio, as escolas do município recebem palestrar informativas sobre o tema da campanha. No dia 14 de maio acontece o IV Seminário Municipal de Enfrentamento a Violência Infanto-Juvenil na Câmara Municipal de Colatina das 08 às 17 horas. A inscrição para participar do seminário pode ser feita no site da prefeitura e nos Creas.

Já no dia 18, tem o dia D de combate, com concentração na praça da Catedral no Centro e na praça da Matriz de São Silvano das 08 as 12 horas, onde haverá: orientação, panfletagem e apresentação cultural.

Creas/Paefi

Os Creas/Paefi são referências de apoio, orientação e acompanhamento à família e indivíduos em situação de violação de direitos por ocorrência de: Negligência, Abandono, Violência Física, Psicológica e Sexual.

Tendo em vista o publico alvo dos Creas, faz parte das atividades desse equipamento realizar mobilizações como forma de trabalhar a temática da violência intrafamiliar e divulgar a rede de atendimento.

Nessa perspectiva os Creas desse município aderem a Campanha Nacional intitulada 18 de Maio. Esta foi instituída em âmbito nacional, no ano de 2000, pela Lei Federal n° 9.970, sendo o dia 18 de Maio regulamentado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos de idade foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

Em dezembro de 2002, foi criado o Programa Sentinela, para, no âmbito da assistência social, coordenar o processo de atendimento das crianças, dos adolescentes e das famílias envolvidas em situações de violência sexual. No ano de 2005 foi dado caráter de Serviço de Ação Continuada, constituindo um avanço significativo para atenção às crianças e adolescentes.

O município de Colatina/ES conta hoje com dois Creas/Paefi, sendo o “Região Sul” localizado na Rua Adamastor Salvador, 149, Centro e o ”Região Norte” localizado na Rua Virgilio Balarini, 210, José de Anchieta .

 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

18/10/2017 - Posto de Saúde de São Silvano - Outubro Rosa

18/10/2017 - NOTA - SANEAR

17/10/2017 - Secretaria de Saúde continua hoje com Semana de Saúde Bucal

16/10/2017 - Prefeito Municipal de Colatina embarca para Brasília nesta terça-feira (17.10.2017)

11/10/2017 - Creche Vista da Serra realiza homenagem às crianças vítimas de atentado em Janaúba, MG

11/10/2017 - REFIS Colatina 2017

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »