imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Novo Creas no bairro Anchieta leva cidadania a moradores


14/04/2015 -

Espaço vai oferecer serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de direitos violados

Será oficialmente inaugurado no dia 16 de abril a nova unidade do Creas/Paefi na região norte de Colatina, no bairro José de Anchieta. O Creas/Paefi é um serviço ofertado pela Assistência Social que visa prestar orientação e apoio especializado a indivíduos e famílias que estão em situação de violência ou violação de direitos.

No local as famílias são atendidas por uma equipe multiprofissional de assistentes sociais, psicólogos, assessor jurídico, pedagoga, além de coordenação, auxiliar administrativo, motorista, auxiliar de serviços gerais, educadores sociais e estagiários.

“Ter mais essa unidade de referência é muito importante para nós, que vivemos o dia a dia da política de Assistência Social que trabalha com serviços de atenção continuados, com profissionais especializados”, enfatiza Fernanda Motta, secretária municipal de Assistência Social.

Centro de Referência Especializado

O Creas é uma unidade pública que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dentro da Proteção Social Especial de Média Complexidade com oferta de serviços especializados e sistemáticos para famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social devido a violação de seus direitos.

As famílias e indivíduos em situação de violação de direitos podem acessar o serviço por identificação e encaminhamento dos serviços de proteção e vigilância social; serviços das políticas públicas setoriais; demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; Sistema de Segurança Pública; serviços, programas e projetos de instituições não governamentais e comunitárias, entre outros.

No Centro de Referência, o cidadão encontra orientação jurídica, acolhida e diagnóstico, além de toda a articulação com a rede socioassistencial feita pela dupla – assistente social e psicólogo – que faz análise e avaliação dos casos.

O atendimento pode se dar de forma direta, por meio de atendimento psicossocial individual, familiar e em grupo e, também, de forma indireta via encaminhamentos para a rede socioassistencial, rede de saúde, demais políticas públicas, conselho tutelar, ministério público e poder judiciário.


Público Atendido

O Creas/Paefi é responsável pelo atendimento de indivíduos que sofrem com o abandono, exploração financeira, trabalho infantil, negligência e violências física, sexual e psicológica. Deste modo, cada segmento, por suas características de vulnerabilidade, enfrentam em maior ou menor graus, certos tipos de violação de direito e violência.

O local oferta atividades como: entrevistas de acolhida e avaliação inicial; atendimento psicossocial (individual, familiar e em grupo); orientação jurídico-social; elaboração de relatórios técnicos sobre o acompanhamento realizado; ações de mobilização e enfrentamento; acompanhamento dos encaminhamentos; visita domiciliar, quando necessário, entre outras.


Endereços

Creas/Paefi Região Norte é referência nos atendimentos, inserções dos usuários e demandas da região São Silvano e está localizado a rua Virgilio Balarini, 210, Bairro José de Anchieta – em frente a Santa Casa de Misericórdia. Contato: 3721-7362.

Creas/Paefi Região Sul é referência nos atendimentos, inserções dos usuários e demandas da região Centro e está localizado a rua Adamastor Salvador, 149, Centro. Contato: 3721-1357



 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

11/12/2017 - Falta de água

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »