imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Projeto da ACDV é vencedor do Criança Esperança e do Prêmio da Fundação Vale


26/09/2014 -

A Associação Colatinense de e para as Pessoas com Deficiência Visual (ACDV) foi premiada duas vezes nesta semana com o seu projeto “Colatina com um novo Olhar: Ateliês de Arte Convivência e Esporte para Pessoas Cegas e com Baixa Visão. Um Projeto de Vida”.

Na última terça-feira, a diretora técnica da instituição Maria do Socorro Reinoso, esteve em Vitória, apresentando o projeto que estava concorrendo ao Prêmio Reconhecer, da Fundação Vale. Ficou em primeiro lugar entre 67 concorrentes, e vai receber um prêmio de R$ 35 mil.

Para surpresa de todos da ACDV, no mesmo dia chegou outra ótima notícia O mesmo projeto também foi vencedor do “Criança Esperança”, da Rede Globo e desenvolvido em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Unesco (Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Serão mais R$ 138.800,00.

“Estamos muito felizes com os resultados. Com o dinheiro das duas instituições, além da compra de um veículo de transportar de 15 pessoas e adaptado, vamos investir em contratação de profissionais para as oficinas do projeto. A previsão é receber até abril do ano que vem”, ressaltou Maria do Socorro.

As premiações, segundo ela, são resultados de muitos esforços da ACDV e de muitas mãos, que trabalharam para beneficiar pessoas realmente carentes e determinadas a vencerem as barreiras encontradas por elas no convívio diário numa sociedade que discrimina. “Duas importantes vitórias das pessoas cegas e com baixa visão contra a discriminação, contra a exclusão”, completou.

Prêmio Reconhecer

O Prêmio Reconhecer tem como objetivos, valorizar, reconhecer e investir em iniciativas da comunidade, que promovam o desenvolvimento local, por meio de ações focadas na geração de trabalho e renda e capacitação profissional. Contempla as 10 melhores iniciativas sociais, que contribuam para a promoção dos direitos da criança e do adolescente, em cinco áreas prioritárias: educação, cultura, esporte, saúde e a profissionalização.

O projeto da ACDV vem sendo desenvolvido há quatro anos e concorreu para adquirir recursos para melhorar as suas condições de atendimento às dezenas de pessoas. Foi criado com o objetivo de amenizar as barreiras encontradas pelas crianças cegas e com baixa visão, em função das suas queixas de exclusão nas atividades de arte, convivência e esportes e atividades extracurriculares nos ambientes escolares e de convivência, de Colatina.

Trabalha com artes, expressão, cultura, jogos de tabuleiro com ênfase no jogo de xadrez adaptado, ateliês de informática com foco nos softwares sonoros específicos para pessoas cegas, violão, violino, teclado, canto e ateliês de vida prática.

São beneficiados diretamente 32 crianças e adolescentes, e indiretamente os pais e professores. Por meio dele são oferecidos cursos de capacitação em deficiência visual, para pais, familiares e profissionais da educação, incluindo os que atendem esta clientela, possibilitando às crianças participarem ativamente das atividades propostas nos diversos espaços, bem como realiza oficinas nas escolas onde as crianças e adolescentes estão inseridas.

A ACDV atende a 101 pessoas, sendo 19 crianças, 65 jovens e adultos, e 17 dependentes indiretos. Funciona na Rua Guaçuí, nº 110, no Bairro Maria Ismênia. Conta com as parcerias de diversas entidades, além de voluntários.

Criança Esperança

O projeto Criança Esperança é uma campanha nacional de mobilização que busca a conscientização em favor dos direitos da criança e do adolescente, nos aspectos relacionados a bem-estar, aleitamento materno, gravidez precoce, doenças, violência, entre outros.



 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »