imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Associações de Colatina promovem Semana Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência


17/09/2014 -

Começou nesta semana a Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, na programação diversas ações realizada pelas quatro associações colatinenses, a Adecol (de Deficientes Físicos), Asurcol (Surdos), ACDV (Deficientes Visuais) e Apae (Associação dos Pais e Amigos do Excepcional).

Na quarta-feira (17) as associações foram experimentar novas sensações. O Ifes de Itapina inaugurou o jardim sensorial, espaço feito especialmente para a inclusão social, onde todas as pessoas independentes do tipo de limitação interagiram com o ambiente. A iniciativa foi do professor Marinaldo Zanoteli, que através de parceiras planejou e executou a obra do jardim.

“No início não tinha muita noção do que era um jardim sensorial, após uma conversa com a ACDV comecei a pesquisar e a idealizar o projeto. O jardim é um lugar onde além de se contemplar a natureza pode-se estimular os sentidos”, disse Zanoteli.

Para inaugurar o espaço um grupo da ACDV, Asurcol e Apae visitaram o espaço e aprovaram a iniciativa, todos se encantaram com os aromas e as sensações que sentiram. Seguindo a programação no dia 21 de setembro, dia em que se comemora o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, acontece uma missa em ação de graças, na Catedral Sagrado Coração de Jesus.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Colatina (Semas- Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).



Associações de Colatina

A ACDV foi fundada em 13 de abril de 2000, e trabalha com projetos e programas essenciais para a reabilitação da pessoa com deficiência visual total e com baixa visão, para a socialização e o mercado de trabalho.

Realiza atendimentos de estimulação precoce para bebês cegos e com baixa visão, oficinas de trabalho, atendimento educacional especializado através de convênios com as Secretarias Municipais de Educação (Semed), Saúde ( Semus) e Assistência Social (Semas). E faz encaminhamentos para oftalmologistas em parceria com o Instituto de Olhos de Colatina, através de seu diretor técnico Dr. Milton Nunes de Moraes. Funciona na Rua Guaçuí , 110, no bairro Maria Ismênia.

A Adecol foi fundada em junho de 1998 como sociedade civil de duração indeterminada e sem fins econômicos, para desenvolver atividades e proporcionar ao seu associado atendimento de qualidade nas áreas de assistência social, jurídica, pedagógica, reabilitação físico-social e psicoterapia.

Desenvolve políticas públicas voltadas para a habilitação e a reabilitação dos associados. Também promove formação e qualificação profissional dos associados, com cursos profissionalizantes ou firmando convênios educativos com outras entidades públicas e privadas para o mercado de trabalho. Promove oficinas culturais, esporte e lazer. Está aberta a todas as pessoas que têm domicílio em Colatina. Também funciona na Rua Guaçuí , 110, no bairro Maria Ismênia.

A Asurcol foi fundada em 20 de setembro de 1995, para promover o bem-estar, a proteção, a assistência e o ajustamento em geral das pessoas surdas de todas as idades, em casa, no trabalho, na escola ou na comunidade, e estimular estudos e pesquisas relativas ao problema do silêncio.

Promove e desenvolve atividades sociais, pedagógicas e esportivas visando maior integração, e também a conscientização da comunidade sobre as reais potencialidades dos surdos e a formação deles em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A Apae é a mantenedora da Escola Ângela de Brienza, e atende 540 alunos pacientes com educação infantil, básica e de jovens e adultos; terapia ocupacional, profissionalizante, estimulações intermediária e global, pedagógico específico para autista, pedagógico com sala de recursos e desenvolvimento da linguagem.

Oferece aulas de educação física, dança, artes e capoeira. Conta com profissionais das áreas de assistência social, psicologia, fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e odontologia. Está situada no bairro Sagrado Coração de Jesus.

 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

15/12/2017 - Colatina entre os municípios que poderão usar recursos do fundo para redução das desigualdades regio

15/12/2017 - Chuvas melhoram produção leiteira do município

15/12/2017 - Licitação.

14/12/2017 - Horário especial do comércio para as festas de Natal e Ano Novo

13/12/2017 - O especial clima natalino toma conta de nossa cidade

13/12/2017 - Votação - Conselho Tutelar

13/12/2017 - Refis 2017

12/12/2017 - Plano Municipal de Assistência Social

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »