imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência será de 16 a 21 de setembro em Colatina


06/09/2013 - As quatro associações colatinenses voltadas para as pessoas com deficiência, Adecol, Asurcol (surdos), ACDV (visuais) e Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) vão realizar de 16 a 21 de setembro, diversas atividades dentro da Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A abertura do evento será na Câmara Municipal, com o uso da Tribuna Livre, às 18 horas, para falar à população sobre as questões relacionadas aos deficientes, de como vivem e como querem viver. Atividades internas nas Associações farão parte da programação de todo o dia 17, e envolverão todos os usuários dos serviços das entidades.

“Acessibilidade: você também tem compromisso”, será o tema a ser debatido na Câmara Municipal, às 18 horas, do dia 18 de setembro, no 2º Seminário da Pessoa com Deficiência, que contará com apresentação cultural, palestras e mesa redonda com as participações de representantes  de entidades das áreas de educação, previdência social, empresarial e engenharia.

A apresentação cultural será feita com danças, pelos alunos das entidades. A comunidade surda vai apresentar o Hino Nacional, uma oportunidade que as pessoas ditas “normais, sem nenhuma deficiência” terão, para avaliar a importância de uma outra linguagem, a utilização de um outro sentido, nas relações humanas.
 
Na mesa redonda, as palestras serão com Aurelina Sandra Barcelos de Oliveira (Educação), Hudson Lievore (Gerente local do INSS-Instituto Nacional de Serviço Social), Evaldo Mario Lievore (Diretor Geral do Frisa) e Francisco Hermes Lopes (engenheiro da Prefeitura).

No dia 19, haverá distribuição de informativos, conversas com a população e exposição de trabalhos que os alunos realizam no dia a dia nas associações. Essa mobilização será das 8 às 17 horas, no Calçadão da Rua Geraldo Pereira, no centro da cidade.

O Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, no dia 21, será comemorado com uma missa em Ação de Graças, às 19 horas, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus.  

Quem são as associações

A Adecol foi criada em 1998 e desenvolve políticas públicas para habilitação e reabilitação dos associados, promovendo a formação e qualificação profissional dos associados, com cursos ou firmando convênios educativos com entidades públicas e privadas para o mercado de trabalho. Promove também oficinas culturais, esporte e lazer. Está situada na Avenida Presidente Kennedy, 260, Bairro Maria Ismênia. CEP 29 702-210. Tel: 27 3711-8190.

A Asurcol desenvolve trabalho de socialização com seus associados, com festas, reuniões, esporte e lazer, promovendo a conscientização junto à população sobre as reais potencialidades e limites dos surdos, assim como a formação dos surdos em Libras (linguagem dos sinais) Está situada na Avenida José Zouain, 955, Centro. CEP 29 700-022. Tel: 27 9602-2909. Email: asurcol@hotmail.com  .

A ACDV trabalha com projetos e programas essenciais à reabilitação das pessoas com perda de visão total e com baixa visão para o mundo acadêmico e mercado de trabalho. Realiza atendimentos de estimulação precoce para bebês com perda de visão total e com baixa visão, oficinas de trabalho, atendimento educacional especializado, através de convênios com a Prefeitura. Também faz encaminhamentos para oftalmologistas em parceria com o Instituto dos Olhos de Colatina, através de seu diretor técnico, o médico Milton Nunes de Morais.  Está situada na Rua Guaçuí, 10, Bairro Maria Ismênia. CEP 29 702-220. Tel: 27 3711-8190. Email: crpdvisual@hotmail.com  .

A Apae atua com as possibilidades transformadoras da educação, acreditando que através de ações integradas é possível promover o bem estar, o ajustamento e a inclusão social das pessoas com deficiência. É a Mantenedora da Escola “Ângela de Brienza”, fundada em 1971, atendendo 540 alunos/pacientes nos turnos matutino e vespertino.

No setor pedagógico, atende em educação infantil, básica e de jovens e adultos; terapia ocupacional, profissionalizante, estimulações intermediária e global, pedagógico específico para Autista, pedagógico com sala de recurso e Desenvolvimento da Linguagem. Conta com profissionais das área de assistência social, psicologia, fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e odontologia. Oferece aulas de educação física, dança, artes e capoeira, além de transporte para a maior parte de seus alunos. Fica na Rua Benjamin Costa, 96, Bairro Sagrado Coração de Jesus, CEP- 29 797-130. Tel: 3722-2563. Email:  apaesus@yahoo.com.br

       
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

20/10/2017 - Cronograma do Outubro Rosa

20/10/2017 - CONVOCAÇÃO

20/10/2017 - REFIS Colatina 2017.

19/10/2017 - PROCON COLATINA ITINERANTE

19/10/2017 - Lista de placas de veículos autuados por infrações em 2016 cujos proprietários não foram encontrados

19/10/2017 - Semana Nacional de Mobilização no Combate ao AEDES AEGYPTI

Copyright© 2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »