imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Ifes Campus Colatina fazem visita monitorada à ETE Colatina


31/05/2017 - Alunos do 5º período de Arquitetura e Urbanismo do Ifes Campus Colatina participaram, na tarde desta segunda-feira, dia 29, de uma visita monitorada as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Colatina, no Bairro Barbados. A visitação faz parte da disciplina de Sistemas Urbanos de Saneamento, que tem como objetivo conhecer toda a estrutura do Saneamento Ambiental do município de Colatina.

A visita contou com a apresentação do Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento e Ambiental – PDUSA e demonstração dos componentes que contempla as obras de saneamento e fortalecimento institucional, incluindo o Programa de Gestão Ambiental e Social - PGAS

Os alunos conheceram todas as estruturas da ETE em construção, assim como o processo de tratamento que será aplicado ao esgoto coletado no Município. Aproveitando a oportunidade a equipe de monitores explicou todos os caminhos que o esgoto vai percorrer até chegar a ETE. As redes coletoras, interceptores, estações elevatórias que através de bombeamento serão direcionadas por linhas de recalque até a ETE.

É importante lembrar que o tratamento se inicia em nossas casas, não jogando lixo nos ralos e sanitários, não despejando óleo de cozinha nas pias e tanques e não ligando a rede de água da chuva na rede de esgoto, após os cuidados adotados em nossas residências o esgoto recebe a segunda parte do tratamento nas estações elevatórias de esgoto onde são retidos parte do lixo e areia que estão misturados na rede, na ETE o lixo e areia que passaram pelas elevatórias são novamente retidos por gradeamento e caixas de areia, seguindo assim para os reatores que realizarão o tratamento com bactérias anaeróbias (que não necessitam de oxigênio) e logo após o esgoto tratado recebe o desinfetante para eliminar as bactérias que ainda estão presentes. Após essa última etapa o esgoto já tratado é lançado no Rio Doce. Todo o excesso de lodo gerado nos reatores será tratado separadamente será destinado ao aterro sanitário do Município.

As instituições de ensino que quiserem agendar visitas técnicas à Estação de Tratamento de Esgoto podem encaminhar um oficio pelo e-mail: uep@colatina.es.gov.br.

 
     
     
     

 

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

19/09/2019 - LICITAÇÃO: SETEMBRO / OUTUBRO

19/09/2019 - ATENÇÃO COLATINENSES!

19/09/2019 - CIDADE LIMPA, DEVER DE TODOS!

17/09/2019 - PROJETO COLETA SELETIVA E PAPEL RECICLAVEL

17/09/2019 - ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS DOS LOTES DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA (REGIÃO 01)

17/09/2019 - SEMANA DO TRÂNSITO 2019

17/09/2019 - PALESTRA - INCÊNDIO EM COLATINA

16/09/2019 - INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS

Copyright© 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Serviço de Atendimento ao Contribuinte: 12h às 18h
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-712 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »