Prefeitura Municipal de Colatina                             NOTÍCIAS

ESCOLA VIRGÍLIO CALMON MOSTRA ENSINO DE QUALIDADE

Foto de alunos posando em frente a escola municipal de ensino fundamental "Virgínio Calmon"

11/07/06 - "Uma agradável surpresa, ficamos emocionados", assim reagiu a diretora Kátia Aparecida Ramos, da Escola Municipal Coronel Virgílio Calmon de Colatina, ao comentar o resultado de desempenho do ensino fundamental obtido na Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC). Na 4ª série, em Língua Portuguesa, a escola situada no Bairro Vila Lenira ficou com a primeira classificação, enquanto em Matemática o resultado foi idêntico. A escola Geraldo Vargas Nogueira, Polivalente de São Silvano, pertencente à rede estadual de ensino, obteve na prova Brasil do MEC o 5º lugar em Português (8ª Série) e o 8º lugar em Matemática (8ª série).

Foto de alunos em sala de aulaA diretora explicou que o projeto voltado para o ensino de qualidade é uma "semente plantada há bastante tempo" envolvendo toda a equipe da Escola Virgílio Calmon, composta de 12 professores e pessoal de apoio, totalizando 24 funcionários. "Sempre fizemos o melhor em relação ao conteúdo de aprendizado, contando com a participação dos pais de alunos. Era grande o número de escolas participando da Prova Brasil e ainda estamos comemorando a classificação", diz emocionada Kátia Ramos.

O Colégio Virgílio Calmon tem 53 anos e boa parte dos 263 alunos é carente, atestou a diretora, lembrando que a capacitação continuada dos professores, sem dúvida, tem a ver com a destacada avaliação de desempenho do ensino fundamental tanto em Língua Portuguesa quanto de Matemática. O educandário oferece educação infantil, a partir dos cinco anos, até a 4ª série.

Foto de alunos e professores em pátio de escola A secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira, vê a classificação como um projeto educacional que está no "caminho certo" Colatina. Segundo ela, está previsto avaliação das demais escolas do ensino fundamental para continuar "alimentando" as ações para garantir um ensino cada vez melhor. Destacou a capacitação continuada dos professores como ferramenta indispensável no campo do ensino público.

O prefeito Guerino Balestrassi também avaliou o resultado que a Escola Virgílio Calmon conseguiu na Prova Brasil, concorrendo com dezenas de colégios no Espírito Santo. "Nos orgulha muito saber que o ensino fundamental de Colatina vai bem. Temos investido em capacitação contínua, motivando sempre os professores para melhoria da qualidade do aprendizado. A classificação de notas em Língua Portuguesa e Matemática mostra isso", finalizou.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Impresso em 04/17/2014 às 10:57:34