imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Circuito Estadual Rápido de Xadrez será sábado no Ifes Colatina


23/10/2014

Será no próximo sábado, 25, das 9 às 17 horas, no Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) Campus Colatina, a Etapa de Colatina do Cerap (Circuito Estadual Rápido) de xadrez, promovido pela Federação Espirito Santense de Xadrez (Fesx).

Estão sendo esperados, aproximadamente 100 atletas de todo o Estado, com idades a partir dos seis anos, no masculino e feminino. De Colatina, a grande maioria dos atletas são alunos do Projeto “Xeque Mate” desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal, pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Colatina, que estudam nas quintas e sextas-feiras, das 18 às 19 horas.

Também vão participar alguns alunos da escola Belmiro Teixeira Pimenta, do bairro Bela Vista, de um projeto de um professor e um aluno do “Xeque Mate”, que atuam como voluntários, Jocimar Rangel da Silva e Carlos Eduardo de Jesus.

Como o “Xeque Mate”, além de revelar talentos, promove a inclusão social, principalmente de pessoas com necessidades especiais, dois de seus alunos também vão participar do Circuito, e mostrar como vêm superando as dificuldades que enfrentam no dia a dia e melhorando suas habilidades.

Um deles é o esteticista Dário Tinelli, 44 anos, portador de deficiência visual desde os 20 anos, que estuda desde o ano passado em tabuleiro adaptado. Para ele, além de desenvolver diversas habilidades, o xadrez funciona como lazer e contra o estresse..

Outro é Diwandrey Souza de Menezes, 23 anos, que vem se recuperando de um acidente de carro que o deixou em coma por mais de dois meses. Ele vem melhorando a sua coordenação motora, o raciocínio lógico, a concentração, o poder de autonomia, a tomada de decisão, e sobretudo, a autoestima. “É um jogo educativo, individual e de filosofia de vida. As técnicas educam. Está me ajudando muito”, destacou.

Segundo informou Marcos Lintz, coordenador e professor do Projeto, serão sete rodadas de 21 minutos, envolvendo crianças e adultos. Será feita uma parada para o almoço às 12 horas, após três rodadas, com retomada da competição marcada para as 13 horas, para mais quatro rodadas.

Os classificados no quadro geral do primeiro ao terceiro lugares serão premiados com troféu, e os do quarto ao décimo lugares receberão medalhas. Também serão premiados o mais experiente e o mais jovem enxadrista, e os colatinenses classificados nos três primeiros lugares.

Benefícios

No ano passado, o Cerap de Colatina aconteceu no ginásio da Ademc. Os três colatinenses vencedores foram Gabriel Lima Marino Gilson Bellumatti e Carlos Eduardo de Jesus. O destaque foi Lenilson Carneiro do Espírito Santo.

De acordo com Marcos Lintz, a realização desta etapa de Colatina é muito importante para os alunos mais experientes do projeto, porque eles têm a oportunidade de aprender e desafiar os melhores do esporte no Estado. “Para os novatos é bom para que eles conheçam mais as técnicas”, esclareceu.

O xadrez melhora a atenção e a concentração, aperfeiçoa e estimula o raciocínio lógico e matemático, melhora a capacidade de tomada de decisões, possibilita a comunicação, a socialização, a ressocialização, promove a amizade e o respeito do jogador para consigo mesmo e para com os outros.

“Os novatos e experientes, crianças e adultos, jogam uns com os outros, sem discriminação. É uma integração. As regras dele educam. Os cumprimentos dos parceiros ao iniciar o jogo e o desejo de sorte, o pedido de licença ao outro para acertar uma pedra mal colocada na casa, a paciência para esperar o parceiro jogar, o silêncio ou o tom baixo da conversa para não atrapalhar a concentração, e a proposta de empate dividindo os pontos, são algumas delas”, frisou o coordenador.

A coordenadora da BPM, Maria Emília dos Santos, disse que as aulas são gratuitas e que o projeto está aberto a pessoas de todas as idades. Ela disse que as inscrições ficam abertas permanentemente. Mais informações: (27) 3723-4584, 3721-1313 e 99762-2755.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

24/10/2014 - Confira as noticias do Esporte em Colatina

23/10/2014 - Circuito Estadual Rápido de Xadrez será sábado no Ifes Colatina

23/10/2014 - Prefeito de Colatina assina ordem de serviço de novas obras no município

23/10/2014 - Colatina é o município que mais gerou empregos no noroeste do Estado segundo o Caged

23/10/2014 - Livro “A Vila dos Meninos Degolados”, é lançado na Biblioteca

22/10/2014 - Idosos dos Centros de Referência em Assistência de Colatina participam de jantar

22/10/2014 - Representantes da Secretaria de Estado de Gestão visitam obras do Faça Fácil de Colatina

22/10/2014 - Prefeitura assina ordem de serviço para construção de quadra no bairro Gordiano Guimarães

Copyright©2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »