imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Coleta seletiva Porta a Porta é sucesso no bairro Vila Lenira


19/09/2014

Desde que foi implantado no dia 22 de julho, no bairro Vila Lenira, o programa Coleta Seletiva Porta a Porta vem crescendo a cada dia. O programa tem como objetivo, sensibilizar a população local sobre a importância da separação adequada dos resíduos sólidos urbanos recicláveis.

Segundo Renato Moreira, coordenador de Relações Externas do Sanear, julho foi o mês de adaptação, de acerto de rotas e aceitação da comunidade. “Tivemos um retorno considerado muito bom, desde o dia do lançamento da companha. Hoje já colhemos os frutos do trabalho”, afima Renato.

O bairro recebeu seis agentes de coleta, que trabalharam nos dias de terça e quinta-feira com o recolhimento do material. Nos demais dias os agentes trabalharam com orientação aos moradores sobre quais materiais podem ser reciclados, e como a separação deve ser feita. Somente entre os dias 22 a 31 de julho foram recolhidos 2.070 kg de materiais.

Ainda segundo a presidente do Bairro Vila Lenira, Marlene Bertollo, disse que os moradores estão muito satisfeitos com esse tipo de serviço diferenciado. “E podemos verificar também pela associação de catadores que os materiais recolhidos estão muito bem separados. Isso se reflete na qualidade e não somente na quantidade”, explicou.

No mês de agosto a participação da comunidade também foi fundamental no sucesso do programa. Neste mês também aconteceu a expansão do programa para os bairros Maria Ismênia e Santa Terezinha. No total foram recolhidos quase cinco toneladas de materiais .

Todo material recolhido é primeiramente pesado no aterro sanitário para então ser destinado ao galpão de reciclagem no bairro Honório Fraga. Lá os materiais são triados, selecionados, enfardados e posteriormente vendidos pela Asccor – Associação de Catadores.

Como separar

A separação deverá ser feita previamente nas residências entre lixo seco (papel, plástico, metais e vidros) e úmido (orgânico/não recicláveis). O lixo seco reciclável será coletado pelos “Agentes porta a Porta”, nos dias de terça e quinta-feira a partir das 7 horas em todas as ruas do bairro. A comunidade será orientada pelos mesmos a depositar seus resíduos na calçada de sua residência, a fim de facilitar o recolhimento que será feito por um caminhão-baú devidamente identificado.

O lixo úmido não sofrerá alteração em relação aos dias e horários de coleta, realizada por caminhão coletor compactador. Vale ressaltar, que a coleta já realizada através de LEV´s – Locais de Entrega Voluntária, permanece sendo desempenhada da mesma forma.

Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

19/09/2014 - Coleta seletiva Porta a Porta é sucesso no bairro Vila Lenira

19/09/2014 - ‘Olhos D’Água’ recupera mais 50 nascentes em Colatina

19/09/2014 - Reunião do Grupo Gestor de Moda é segunda-feira no Sebrae

19/09/2014 - SAE/CTA de Colatina obtém certificado de Excelência do Ministério da Saúde

19/09/2014 - Escolas participam de gincana sobre educação no trânsito

18/09/2014 - Campeonato Rural continua domingo no interior

18/09/2014 - Domingo tem Festival de Concertina, Sanfona e Viola em Cascatinha do Pancas

17/09/2014 - Semana Nacional de Trânsito começa hoje em Colatina

Copyright©2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »