imagem Notícias

Imprimir esta notícia        Enviar esta notícia por email

Outubro Rosa começa hoje em Colatina no pátio da estátua do Cristo Redentor


01/10/2014

Colatina toda vestida de rosa neste mês. Começa hoje, às 18 horas, o Outubro Rosa. Neste ano a abertura será no pátio da estátua do Cristo Redentor, no bairro Bela Vista, que estará toda iluminada com a cor, a oficial da campanha mundial, que tem como finalidade principal identificar o câncer de mama em sua fase inicial.

A ação surgiu nos Estados Unidos na década de 90. No Espírito Santo, é organizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Em Colatina, a entidade é parceira da Associação Amigas para o Bem Viver, que desde 2011 é quem organiza e articula o movimento, com o apoio de inúmeros segmentos.

O evento de hoje é o primeiro dos três principais programados no mês pela “Amigas do Bem Viver!”, e para ele está sendo esperada a participação de inúmeras autoridades e da população colatinense em geral.

A segunda ação, uma palestra sobre prevenção do câncer, vai acontecer no dia 17, às 19 horas, no auditório do Hotel Agil Caliman, situado na Avenida Beira Rio. A terceira e última, que vai fechar o evento, será a “Caminhada pela Vida”, no dia 25, às 8 horas, com saída da praça Municipal Belmiro Teixeira Pimenta para a Praça Sol Poente.

Durante todo o mês, estará em funcionamento um cronograma de dezenas de atividades voltadas para as mulheres, em diversas unidades de saúde da cidade e do interior do município, envolvendo as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

Os assuntos envolvem a saúde da mulher, desde hipertensão arterial e diabetes, gestação e aleitamento materno, até Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), saúde bucal, Infarto e cânceres de colo de útero, mama e boca. Nas unidades de saúde, em horários da manhã, à tarde e em algumas até à noite, terá palestras e realização de exames preventivos e de mamografias, e também o ”Dia da beleza da mulher” (com cabeleireiros e manicures) na Praça do Bairro Colúmbia.

A Associação Amigas do Bem Viver é uma entidade sem fins lucrativos formada por um grupo de mulheres que desenvolve um trabalho de informação junto à população relacionado à importância do diagnóstico precoce dos diversos tipos de câncer, visando aumentar a expectativa de cura da doença, não só em mulheres como também em homens. Tem como presidente Ediléia Maria Pereira.

Atua na informação sobre a importância da realização do auto-exame, da mamografia, da ultrassonografia (para as mulheres mais jovens), e agora até mais recentemente sobre o surgimento (em fase de testes), de um tipo de biossensor, uma tecnologia de ultima geração que identifica nódulos (mama) com mais eficiência que a mamografia. Além também da participação e do apoio dos amigos e da família.



Clique aqui para ler mais notícias desta área

imagem Últimas notícias

01/10/2014 - Ministério das cidades aprova recursos para obras de manejo de água em Colatina

01/10/2014 - Outubro Rosa começa hoje em Colatina no pátio da estátua do Cristo Redentor

30/09/2014 - Igreja Batista de Santos Dumont é campeã de Futsal das Igrejas Evangélicas

29/09/2014 - CAPS AD oferece oficina terapêutica

29/09/2014 - Ministério das cidades aprova recursos para obras de manejo de água em Colatina

29/09/2014 - Final do Campeonato de Futsal das Igrejas Evangélicas é hoje no ginásio da Ademc

26/09/2014 - Campeonato Rural Master de Futebol de Campo começa no dia 04 de outubro

26/09/2014 - Domingo tem a quarta rodada do Campeonato Rural

Copyright©2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »