Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina

Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina - Vista aérea

Com o objetivo de proporcionar maior desenvolvimento econômico e social e consolidar uma nova fronteira logística no Espírito Santo, foi inaugurado no dia 20 de Junho de 2006, na comunidade de Maria Ortiz (acesso pela BR 259), o Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina. O investimento é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Colatina, a CVRD e a Centronorte Armazéns Gerais.

O Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina está baseado na construção de um terminal de integração entre modais de transporte, permitindo a ligação entre as rodovias BR-259 e ES-080 (Rodovia do Café) com malha ferroviária que possibilitará o transporte de cargas para os portos de Vitória e Vila Velha.

A meta é que o Terminal opere com a capacidade para movimentar 650 mil toneladas de cargas/ano, como blocos de granito, madeira e cargas conteinerizadas, vindos de um eixo logístico.

Colatina é uma das maiores cidades da região Norte do Estado, situada às margens do Rio Doce e a 127 quilômetros de Vitória. Encontra-se a 50 quilômetros da BR-101, rodovia que corta o Brasil de norte a sul e a 130 quilômetros da BR-262, que atravessa a região central do país.

Com área operacional de 100 mil metros quadrados e área de armazenagem de 45 mil metros quadrados, o Terminal de Colatina surge como uma alternativa atraente para escoar os granitos das jazidas, que estão concentradas no norte capixaba. Sua localização estratégica permitirá atender também às cargas que irão para os portos de Vitória, assim como as pedras que serão beneficiadas em Cachoeiro de Itapemirim.

A prefeitura e o Governo do Estado estão executando as obras de infra-estrutura; A prefeitura levou até o local o fornecimento de água e energia além do apoio logístico e estrutural, já o Governo do Estado é responsável pela construção de uma ponte sobre o rio baunilha e pelo asfaltamento do trecho de 2,8 quilômetros que liga a BR 259 ao terminal, com um investimento total de R$ 2,8 milhões.

Outro projeto pretende incluir na área do terminal um Redex Recinto Especifico Destinado a Exportação, que vai significar para o município exportar produtos produzidos aqui mesmo na região por Colatina, agregando os valores de exportação, que atualmente vão parar nos cofres dos municípios portuários, responsáveis pela exportação desses produtos. Outras vantagens com a efetivação do terminal são a implantação do pólo industrial, que está bastante adiantada, a elevação da arrecadação municipal, através de ISS e ICMS, a elevação do fundo de participação dos municípios em conseqüência do aumento de arrecadação de ICMS, e a geração de emprego através da instalação de empresas com interesses relacionados ao terminal.

Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina

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