Galpões do IBC

Galpões do IBC

A idéia do projeto é transformar o Galpão no Centro de Comercialização do Vestuário da região noroeste do ES, que nasceu da necessidade do setor de confecções incrementarem a sua participação em vendas diretas em lojas pronta entrega por atacado.

Como importante pólo de desenvolvimento do Espírito Santo, o município de Colatina integra a região noroeste do ES pela convergência das vias de transporte e pela força de sua economia.

Ciente de seu papel como indutor do desenvolvimento econômico, a municipalidade atua junto ao Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento para obtenção, mediante regime de Cessão de Uso Gratuito, do armazém do extinto Instituto Brasileiro do Café - IBC, localizado às margens da BR 259, próximo ao Terminal Rodoferroviario de Cargas e à sede do município.

A Prefeitura Municipal de Colatina recebeu oficialmente das mãos da Gerência de Patrimônio da União, o termo de cessão oficial dos antigos galpões do IBC. A outorga para administração, uso e conservação se verificou com o objetivo inicial de se instalar e fazer funcionar uma incubadora de empresas criando um Parque Industrial. Através de análises e discussões com os empresários do setor de confecções identificou-se a necessidade de um Shopping de vendas por atacado, que é o objetivo do estudo da pré-viabilidade.

Galpões do IBC

Os galpões localizados a margem da BR 259, ocupam uma área de 15.161,25 metros quadrados, e foram construídos na década de cinqüenta, para garantir a estocagem da enorme produção de café registrada na região. Porém com a queda da produção de café, a diversificação agrícola e o surgimento de armazéns de empresas particulares, o espaço está deteriorando ou sendo subutilizado a pelo menos duas décadas, atualmente apenas uma pequena área é utilizada pela Conab. Está realidade fez com que desde 2001 a prefeitura municipal de Colatina demonstra-se interesse pela área. Nos últimos cinco anos foram protocolados inúmeros pedidos formalizados junto ao Governo Federal, solicitando a cessão da área ao município para a elaboração de projetos de desenvolvimento local.

O projeto de desenvolvimento de um Centro de Comercialização do Vestuário, nos moldes de um shopping de vendas por atacado, será um empreendimento voltado ao desenvolvimento local da cadeia da indústria de confecções na região noroeste do ES.

Este projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Colatina, do Sebrae e do Sinvesco - Sindicato das Indústrias de Vestuário, além de ser uma ótima oportunidade das atuais indústrias de confecções localizadas na região poderem diversificar seus canais de distribuição, através da venda direta por atacado.

Copyright©2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA - Todos os Direitos Reservados.
Av. Ângelo Giuberti, 343 - Bairro Esplanada - CEP 29702-902 - Fone: (27) 3177-7000
Secretaria Municipal de Comunicação Social     « Fale com o Webmaster »